A política de inclusão escolar e a oferta do atendimento educacional especializado do município de Estrela/RS
dc.contributor.advisor | Baptista, Cláudio Roberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Diesel, Daniela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-04-02T01:48:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/69905 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo descrever e analisar a política de inclusão escolar da Rede Municipal de Ensino de Estrela/RS, com especial atenção dirigida à constituição do atendimento educacional especializado em educação especial voltado aos alunos com deficiência. Para tanto, houve um resgate histórico da educação no município e a descrição dos serviços de apoio educacional especializado nesta rede municipal de ensino. O estudo é de caráter qualitativo e pautou-se na análise de documentos legais da Secretaria Municipal de Educação, bem como no desenvolvimento de entrevistas com profissionais vinculados à gestão e à atuação nesses serviços. De acordo com o censo escolar de 2011 o número de alunos público alvo da educação especial no município é 330 matriculados na educação básica. Destes, 52 estão matriculados na rede municipal de ensino. O desenvolvimento da pesquisa mostrou que estes alunos possuem atendimento educacional especializado oferecido pelo município e por uma instituição privada filantrópica. A Secretaria Municipal de Educação conta atualmente com oito salas de recursos multifuncionais e oito laboratórios de aprendizagem para a oferta do atendimento educacional especializado. Em atuação nesses espaços existem sete profissionais designados para a função do atendimento educacional especializado. De acordo com a análise da política de inclusão escolar do município de Estrela, pode-se considerar que existe uma sobreposição sobre os dispositivos pedagógicos utilizados para a oferta do atendimento educacional especializado: sala de recursos e laboratórios. Há um avanço na oferta do atendimento educacional especializado, percebido pelos profissionais que atuam com o público da educação especial, porém o serviço público ainda mostra forte necessidade de apoio externo por parte de instituição especializada filantrópica. Pode-se constatar que o trabalho com o atendimento educacional especializado no município é algo recente, que tem avançado de acordo com as diretrizes nacionais, mas necessita de fortalecimento quanto à qualidade dos serviços. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Atendimento especializado | pt_BR |
dc.title | A política de inclusão escolar e a oferta do atendimento educacional especializado do município de Estrela/RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000874723 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização educação especial: processos inclusivos | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)