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dc.contributor.advisorBaptista, Cláudio Robertopt_BR
dc.contributor.authorDiesel, Danielapt_BR
dc.date.accessioned2013-04-02T01:48:42Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69905pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo descrever e analisar a política de inclusão escolar da Rede Municipal de Ensino de Estrela/RS, com especial atenção dirigida à constituição do atendimento educacional especializado em educação especial voltado aos alunos com deficiência. Para tanto, houve um resgate histórico da educação no município e a descrição dos serviços de apoio educacional especializado nesta rede municipal de ensino. O estudo é de caráter qualitativo e pautou-se na análise de documentos legais da Secretaria Municipal de Educação, bem como no desenvolvimento de entrevistas com profissionais vinculados à gestão e à atuação nesses serviços. De acordo com o censo escolar de 2011 o número de alunos público alvo da educação especial no município é 330 matriculados na educação básica. Destes, 52 estão matriculados na rede municipal de ensino. O desenvolvimento da pesquisa mostrou que estes alunos possuem atendimento educacional especializado oferecido pelo município e por uma instituição privada filantrópica. A Secretaria Municipal de Educação conta atualmente com oito salas de recursos multifuncionais e oito laboratórios de aprendizagem para a oferta do atendimento educacional especializado. Em atuação nesses espaços existem sete profissionais designados para a função do atendimento educacional especializado. De acordo com a análise da política de inclusão escolar do município de Estrela, pode-se considerar que existe uma sobreposição sobre os dispositivos pedagógicos utilizados para a oferta do atendimento educacional especializado: sala de recursos e laboratórios. Há um avanço na oferta do atendimento educacional especializado, percebido pelos profissionais que atuam com o público da educação especial, porém o serviço público ainda mostra forte necessidade de apoio externo por parte de instituição especializada filantrópica. Pode-se constatar que o trabalho com o atendimento educacional especializado no município é algo recente, que tem avançado de acordo com as diretrizes nacionais, mas necessita de fortalecimento quanto à qualidade dos serviços.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAtendimento especializadopt_BR
dc.titleA política de inclusão escolar e a oferta do atendimento educacional especializado do município de Estrela/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000874723pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização educação especial: processos inclusivospt_BR


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