A inserção de alunos/adolescentes com necessidades educacionais especiais no mercado de trabalho : desafios do Programa Trabalho Educativo da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar os principais desafios que o Programa Trabalho Educativo (PTE) da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre enfrenta para inserir no mercado de trabalho alunos/adolescentes com necessidades educacionais especiais da rede regular de ensino. Realizou-se um resgate histórico de diferentes perspectivas teóricas que discutem a relação trabalho/educação e educação especial, destacando as principais concepções desenvolvidas sobre este tema, em di ...
O presente trabalho tem como objetivo investigar os principais desafios que o Programa Trabalho Educativo (PTE) da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre enfrenta para inserir no mercado de trabalho alunos/adolescentes com necessidades educacionais especiais da rede regular de ensino. Realizou-se um resgate histórico de diferentes perspectivas teóricas que discutem a relação trabalho/educação e educação especial, destacando as principais concepções desenvolvidas sobre este tema, em diferentes épocas e contextos sociais. O levantamento das informações de campo foi realizado através da abordagem qualitativa de investigação, utilizando como procedimento metodológico a entrevista semi-estruturada, realizada com coordenadores e alunos vinculados ao programa. Também foram utilizados registros de informações obtidas da vivência diária da professora/pesquisadora com os alunos sujeitos da pesquisa. Da análise e interpretação das informações colhidas podemos afirmar que os desafios da inserção de alunos/adolescentes com necessidades educacionais especiais são inúmeros e variados, com poucas perspectivas de resolução no curto prazo. As soluções para estes desafios vão além da aplicação da legislação vigente e dependem de uma articulação social, política, pedagógica e empresarial, que exige mudanças relacionadas a necessidade de participação social na concepção e efetivação das políticas públicas, com a consequente melhoria da autoestima das famílias e das pessoas com deficiência, exigindo um olhar sensível para o contexto social e econômico atual por parte do Estado e das empresas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License