A construção de uma prática pedagógica inclusiva
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho teve como propósito analisar a constituição de uma prática pedagógica com um aluno com Paralisia Cerebral em situação de inclusão escolar no ensino comum. Este aluno frequenta o terceiro ano do ensino fundamental na Escola Amigos do Verde, integrante da rede particular de ensino na cidade de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, na qual foram utilizados diferentes instrumentos metodológicos: análise documental, observação e entrevistas s ...
O presente trabalho teve como propósito analisar a constituição de uma prática pedagógica com um aluno com Paralisia Cerebral em situação de inclusão escolar no ensino comum. Este aluno frequenta o terceiro ano do ensino fundamental na Escola Amigos do Verde, integrante da rede particular de ensino na cidade de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, na qual foram utilizados diferentes instrumentos metodológicos: análise documental, observação e entrevistas semiestruturadas. Os documentos se referem à organização da instituição escolar e proposta pedagógica, bem como os registros do percurso escolar e de vida do aluno, incluindo pareceres pedagógicos, planejamento e registros de aulas. As observações foram registradas em um diário de campo e as entrevistas foram realizadas com as professoras que acompanharam o aluno nos 1º e 3º anos. A análise foi realizada a partir das contribuições teóricas de Vygotski e Maturana. Foram analisados os dispositivos que a instituição escolar cria e disponibiliza para que uma prática pedagógica seja realizada e produza processos de socialização, desenvolvimento e aprendizagem. Os dispositivos analisados foram: apoio extra oferecido em sala de aula; momentos de reunião com a equipe multidisciplinar que acompanha o aluno; formação continuada dos educadores; e a adaptação dos materiais pedagógicos utilizados em sala de aula. As considerações finais propõem uma reflexão acerca das possibilidades de transformação escolar para a efetivação dos processos inclusivos. A análise dos dispositivos criados e disponibilizados pela escola demonstra que esses contribuíram para a realização da experiência escolar inclusiva, ressaltando a importância da utilização de diferentes recursos, aliando as dimensões teórica e prática a partir do trabalho cooperativo construído entre escola, família e equipe multidisciplinar. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License