O diálogo matemático e o processo de tomada de consciência da aprendizagem em ambientes telemáticos
dc.contributor.advisor | Costa, Antonio Carlos da Rocha | pt_BR |
dc.contributor.author | Sauer, Laurete Zanol | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T19:02:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/6953 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo discute a possibilidade do emprego de ambientes computacionais de aprendizagem para a educação matemática de graduandos universitários. Além da organização do conteúdo matemático de Cálculo Diferencial e Integral em atividades realizadas no ambiente implementou-se um diálogo reflexivo entre os participantes da experiência. Busca-se analisar se o diálogo promove tomadas de consciência tanto no sentido dos conteúdos aprendidos (operatividade conceitual) como dos próprios modos dos alunos aprender e significar os conteúdos matemáticos. A Epistemologia Genética de Piaget e a Pedagogia de Freire são as teorias que fundamentam as leituras dos diálogos promovidos e analisados. São criados e analisados espaços de experimentação, de conversação, em que sejam possíveis a compreensão das noções matemáticas, a observação questionadora e a possibilidade de argumentação; que permita estimular a capacidade de criar e recriar, a fim de confirmar a relação de co-implicação entre as concepções epistemológicas do aluno e a aprendizagem decorrente de seu envolvimento em diálogos matemáticos. A análise dos dados demonstra que a experiência de aprendizagem configurada possibilitou a realização de atividades de interação com cooperação, que promove descentração e a conseqüente tomada de consciência (do ponto de vista pessoal e das atividades próprias), culminando com o desenvolvimento de autonomia intelectual, necessária à aprendizagem. Essa análise também demonstra a importância de pensar a respeito do que sabemos, como sabemos, como fazemos para saber e o que estamos fazendo e aprendendo, o que ajuda a aumentar o grau de consciência e, conseqüentemente, promove melhores níveis de aprendizagem, a partir da participação ativa em diálogos, com demonstração de reflexão crítica. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Computador na educação | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Cálculo diferencial | pt_BR |
dc.subject | Cálculo integral | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Tomada de consciência | pt_BR |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O diálogo matemático e o processo de tomada de consciência da aprendizagem em ambientes telemáticos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Maraschin, Cleci | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000449561 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2004 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2573)Informática na Educação (322)