Leitura e produção de histórias em quadrinhos por crianças em processo de alfabetização
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta pesquisa tem como tema central o gênero textual Histórias em Quadrinhos. Apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e foi realizada com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre–RS. Inspira-se em uma experiência com práticas de leitura em sala de aula durante o estágio de docência do Curso de Pedagogia da UFRGS, realizado em 2012/1. Objetiva analisar os conhecimentos dos alunos acerca do gênero textual citado, assim como busca id ...
Esta pesquisa tem como tema central o gênero textual Histórias em Quadrinhos. Apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e foi realizada com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre–RS. Inspira-se em uma experiência com práticas de leitura em sala de aula durante o estágio de docência do Curso de Pedagogia da UFRGS, realizado em 2012/1. Objetiva analisar os conhecimentos dos alunos acerca do gênero textual citado, assim como busca identificar suas marcas nas produções escritas, após exploração de Histórias em Quadrinhos com o grupo referido. Como instrumentos metodológicos, vale-se da análise das gravações de voz, de produções do tipo interpretação de texto e escrita de história (HQ) em três sessões de trabalho. Inscreve-se no campo da Linguagem e aborda a leitura textual e imagética. Apoia-se, portanto, em teóricos situados nesse campo de estudo. Os dados analisados sinalizam que as Histórias em Quadrinhos funcionam como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização e formação do leitor, uma vez que se podem perceber, através das interações orais, habilidades de leitura de texto e de imagem, evidenciando capacidade de inferenciação e incorporação de elementos constitutivos desse gênero de texto - marcas de humor. Destaca ainda que esses elementos também estão presentes nas produções textuais, nas quais os textos verbal e não verbal se articulam. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License