Os princípios de Lóczy e a prática pedagógica na educação de bebês
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo estudar de que forma os princípios norteadores de Lóczy dialogam com a minha prática educativa, realizada com bebês de seis meses a um ano de idade. A pesquisa, de cunho qualitativo, tem como referencial os estudos de Tardos (2011), Pikler (1973), Falk (2011), Appell (2010) e David (2010), apresentando um panorama histórico do instituto Lóczy e seus princípios, a saber: o valor da atividade autônoma; a importância de uma relação afetiva de qualidade entre ad ...
O presente trabalho tem por objetivo estudar de que forma os princípios norteadores de Lóczy dialogam com a minha prática educativa, realizada com bebês de seis meses a um ano de idade. A pesquisa, de cunho qualitativo, tem como referencial os estudos de Tardos (2011), Pikler (1973), Falk (2011), Appell (2010) e David (2010), apresentando um panorama histórico do instituto Lóczy e seus princípios, a saber: o valor da atividade autônoma; a importância de uma relação afetiva de qualidade entre adulto e criança; a necessidade de propiciar ao bebê o conhecimento de si e do seu entorno; a importância de um bom estado de saúde. A metodologia utilizada consistiu em analisar fontes documentais: Relatório final do estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia, planejamentos e reflexões, memórias sobre o vivido no período de estágio cotejando-as com os princípios de Lóczy. Os resultados demonstram a viabilidade do diálogo com os referidos princípios nos momentos de alimentação, troca de fraldas e higiene, essenciais para a relação e conhecimento mútuo, valorizando aspectos como os movimentos livres, as iniciativas dos bebês, o respeito ao corpo e ao tempo da criança, bem como na organização do espaço e escolha dos materiais utilizados nas propostas, incentivando a autonomia e liberdade de movimento. Como também na atitude do adulto de disponibilidade e atenção, intervindo apenas quando necessário, dando a eles o tempo de que necessitam, esperando seus movimentos e respostas, mantendo contato visual e procurando antecipar com palavras as ações realizadas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License