Valor das capacidades de TI : impacto na qualidade da informação e no desempenho das organizações brasileiras
View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Doctorate
Type
Subject
Abstract in Portuguese
O valor da Tecnologia da Informação (TI) para o negócio, na perspectiva de recursos isolados de TI, tem apresentado resultados mistos. Além disso, esse valor tem sido avaliado no nível da Firma, por meio de medidas agregadas de desempenho como rentabilidade, participação no mercado e eficiência. Como alternativa a essa abordagem, esta pesquisa adota o conceito de Capacidades de TI como um conjunto de recursos em uso pelas organizações. Também, outros construtos em níveis inferiores ao Desempenh ...
O valor da Tecnologia da Informação (TI) para o negócio, na perspectiva de recursos isolados de TI, tem apresentado resultados mistos. Além disso, esse valor tem sido avaliado no nível da Firma, por meio de medidas agregadas de desempenho como rentabilidade, participação no mercado e eficiência. Como alternativa a essa abordagem, esta pesquisa adota o conceito de Capacidades de TI como um conjunto de recursos em uso pelas organizações. Também, outros construtos em níveis inferiores ao Desempenho da Firma (DF) são considerados – Qualidade da Informação (QI) e Desempenho no Nível de Processos (DP). Portanto, alternativamente às abordagens de valor da TI, esta pesquisa tem o objetivo de identificar o valor das Capacidades de TI e o seu impacto sobre a Qualidade da Informação e sobre o Desempenho Organizacional nos níveis de Processos e da Firma. O teste das hipóteses de pesquisa é precedido por entrevistas com especialistas de TI (gestores), no intuito de validar o modelo proposto. Adicionalmente, procedeu-se à tradução das variáveis para a survey. Especialistas em SI (pesquisadores) também participaram da avaliação das variáveis do modelo de medida, julgando sua permanência ou exclusão. Surveys Pré-teste e de Estudo Piloto foram realizadas com vistas ao refinamento do instrumento de coleta e do modelo de medida, respectivamente. Na survey completa participaram 150 gestores de TI e de negócios ligados a grandes organizações brasileiras. Os dados foram analisados com Modelagem de Equações Estruturais, a fim de validar o modelo de medida e testar as hipóteses do modelo. Pelo teste do modelo estrutural na survey completa, constatou-se que as Capacidades de TI Internas estão associadas ao nível de Qualidade da Informação e ao Desempenho no Nível de Processos. As Capacidades de TI Externas, por outro lado, não impactam positivamente na QI nem sobre os níveis de desempenho (Processos e Firma). Um modelo de mediação do Desempenho de Processos foi testado na survey completa. Constatou-se a mediação completa, sustentando a hipótese de que as Capacidades de TI Internas exercem impacto sobre o Desempenho da Firma, mediado por processos de negócio. Os resultados são apoiados por estudos que defendem que o valor da TI é captado direta e primeiramente em nível de Processos. As contribuições, limitações e recomendações da pesquisa constam nas Considerações Finais da tese. ...
Abstract
The value of Information Technology (IT) to business, from the perspective of individual IT resources, has shown mixed results in the literature. Furthermore, this value has been evaluated at the firm level, through aggregate measures of performance such as profitability, market share and efficiency. As an alternative to such perspective, this research adopts the concept of IT Capabilities as a set of resources in use by organizations. Likewise, other constructs at lower levels than the Firm Pe ...
The value of Information Technology (IT) to business, from the perspective of individual IT resources, has shown mixed results in the literature. Furthermore, this value has been evaluated at the firm level, through aggregate measures of performance such as profitability, market share and efficiency. As an alternative to such perspective, this research adopts the concept of IT Capabilities as a set of resources in use by organizations. Likewise, other constructs at lower levels than the Firm Performance are considered – namely Information Quality (IQ) and at the Process level Performance. So, alternatively to approaches about the value of IT, this research aims to identify the value of IT Capabilities and theirs impacts on the Information Quality and on the Performance, at the Processes and the Firm levels. The test of research’s hypothesis is preceded by interviews with IT specialists (managers) in order to validate the research model. Additionally, we proceeded to the translation of the variables for the survey. Information Systems experts (researchers) also participated in the evaluation of the variables to the measurement model, judging its presence or deletion. Surveys Pre-test and Pilot Study were conducted with a view to refining the data collection instrument and the measurement model, respectively. The full survey was answered by 150 IT’s and business’s managers in large Brazilian organizations. Data were analyzed with Structural Equation Modeling in order to validate the measurement model and testing hypotheses of the research model. For the test of the structural model in the full survey, it was found that the Internal IT Capabilities are associated with the level of Quality of Information and at the Process Level Performance. The External IT Capabilities, on the other hand, do not impact positively on IQ, neither on the performance levels (Processes and Firm). One model of mediation for Process level Performance was tested in the full survey. It was found full mediation, supporting the hypothesis that Internal IT Capabilities exert impact on the performance at the Firm level, mediated by business processes. The results are supported by researches that argue value of IT is captured direct and firstly at the Processes level. The contributions, limitations and recommendations of the research are contained in the end of the thesis. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Collections
-
Applied and Social Sciences (6071)Administration (1952)
This item is licensed under a Creative Commons License