Mostrar el registro sencillo del ítem
Educação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos
dc.contributor.advisor | Moellwald, Francisco Egger | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Marco Antônio Moretto dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-02-22T01:39:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/66866 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo identificar a contribuição da resolução de problemas no contexto da educação financeira poderia fornecer ao ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para fundamentar teoricamente este trabalho, foram considerados autores como Paulo Freire em relação à Educação de Jovens e Adultos, os pressupostos de Polya dentre outros sobre a resolução de problemas, e uma discussão sobre os desafios do ensino de matemática e da educação financeira no contexto atual. O presente estudo constituiu-se na realização de um estudo de caso, a partir da realização de uma prática de ensino em uma turma de EJA de ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre. Como resultado, observou-se que a estratégia de resolução de problemas envolvendo a temática da educação financeira mobiliza os alunos para a aprendizagem de matemática, além de auxiliar na compreensão dos temas da educação financeira, aplicando-os em situações do seu cotidiano. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to identify the contribution that the strategy of problem solving in the context of financial education could provide to math teaching in Youth and Adult Education (EJA). Authors such as Paulo Freire, regarding Youth and Adult Education, and the ideas of Polya, among others, concerning problem solving, were considered in order to theoretically support the study. Moreover, the study intends to discuss the challenges of math education and financial education in today’s context. The present study thus consisted on a case study of a teaching practice in a public system high-school EJA class in Porto Alegre. As a result, it was observed that the strategy of problem solving involving the theme of financial education mobilizes the students towards learning mathematics, besides helping them comprehend the themes of financial education, and therefore applying them in everyday life situations. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | en |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Problem solving | en |
dc.subject | Financial education | en |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Youth and adult education | en |
dc.title | Educação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000871959 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Matemática (405)