Show simple item record

dc.contributor.advisorMoellwald, Francisco Eggerpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Marco Antônio Moretto dospt_BR
dc.date.accessioned2013-02-22T01:39:14Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/66866pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo identificar a contribuição da resolução de problemas no contexto da educação financeira poderia fornecer ao ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para fundamentar teoricamente este trabalho, foram considerados autores como Paulo Freire em relação à Educação de Jovens e Adultos, os pressupostos de Polya dentre outros sobre a resolução de problemas, e uma discussão sobre os desafios do ensino de matemática e da educação financeira no contexto atual. O presente estudo constituiu-se na realização de um estudo de caso, a partir da realização de uma prática de ensino em uma turma de EJA de ensino médio de uma escola pública de Porto Alegre. Como resultado, observou-se que a estratégia de resolução de problemas envolvendo a temática da educação financeira mobiliza os alunos para a aprendizagem de matemática, além de auxiliar na compreensão dos temas da educação financeira, aplicando-os em situações do seu cotidiano.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to identify the contribution that the strategy of problem solving in the context of financial education could provide to math teaching in Youth and Adult Education (EJA). Authors such as Paulo Freire, regarding Youth and Adult Education, and the ideas of Polya, among others, concerning problem solving, were considered in order to theoretically support the study. Moreover, the study intends to discuss the challenges of math education and financial education in today’s context. The present study thus consisted on a case study of a teaching practice in a public system high-school EJA class in Porto Alegre. As a result, it was observed that the strategy of problem solving involving the theme of financial education mobilizes the students towards learning mathematics, besides helping them comprehend the themes of financial education, and therefore applying them in everyday life situations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectFinancial educationen
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectYouth and adult educationen
dc.titleEducação financeira e resolução de problemas : contribuições para o ensino de matemática na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000871959pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record