Um estudo sobre as formas de encaminhamento, descrição e esclarecimentos do processo psicodiagnóstico para as crianças e adolescentes
dc.contributor.advisor | Bandeira, Denise Ruschel | pt_BR |
dc.contributor.author | Wainstein, Eriane Armani Zingan | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-01-09T01:46:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/62115 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo qualitativo investigou o que profissionais de saúde e da educação entendem e esperam de um processo psicodiagnóstico para as crianças e adolescentes, assim como de que forma encaminham seus pacientes para esse tipo de avaliação. Participaram do estudo nove profissionais da área da saúde e educação, que responderam a uma entrevista semi-estruturada, composta de questões sobre dados profissionais, avaliação psicológica, forma de realizar encaminhamentos junto às famílias e expectativas frente ao psicodiagnóstico. Os resultados indicaram que muito freqüentemente o conceito de Psicodiagnóstico é associado ao uso de algum instrumento psicológico, mais especificamente testes que avaliam as capacidades cognitivas, sendo este um diferencial deste tipo de avaliação. As formas de encaminhamento e esclarecimentos deste processo são realizadas pela fonte de encaminhamento junto às famílias, e na maioria dos casos é feita com a criança/adolescente também. Parece não haver um consenso a respeito da nomenclatura utilizada quando se encaminha para uma avaliação psicológica. | pt_BR |
dc.description.abstract | This qualitative study examined the expectation and understanding of health and educational professionals about a psychodiagnosis process for children and adolescents, as well as in how they refer their patients to this type of assessment. Participated nine health and educational professionals who responded to semi-structured interview with questions about professional data, psychological assessment, way of family referral and expectative of a psychodiagnosis process. Results indicated that psychodiagnosis process is associated to the use of psychological instruments, specifically cognitive tests, which is a differential of this kind of evaluation. The referral ways and explanations of this process are performed with families, and in most cases are done with the child/adolescent as well. There do not seem to have any consensus for the nomenclature used for psychological assessment. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Psychodiagnosis | en |
dc.subject | Psicodiagnóstico | pt_BR |
dc.subject | Avaliação psicológica | pt_BR |
dc.subject | Psychological assessment | en |
dc.subject | Ways of referral | en |
dc.title | Um estudo sobre as formas de encaminhamento, descrição e esclarecimentos do processo psicodiagnóstico para as crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000867547 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Psicologia Clínica, ênfase em Avaliação Psicológica | pt_BR |
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Ciências Humanas (1949)