A inserção de homens na educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O tema aqui abordado “A inserção do homem na educação infantil” tem por objetivo perceber como as famílias, educadoras e os próprios educadores do sexo masculino avaliam a inserção desse profissional junto às crianças. Procurei analisar alguns aspectos observados nesse ambiente escolar, tais como: trajetória desses profissionais; como eles se veem como parte desse espaço; como as famílias interagem com esses homens; e como se dá a relação com as colegas, visto que, historicamente se trata de um ...
O tema aqui abordado “A inserção do homem na educação infantil” tem por objetivo perceber como as famílias, educadoras e os próprios educadores do sexo masculino avaliam a inserção desse profissional junto às crianças. Procurei analisar alguns aspectos observados nesse ambiente escolar, tais como: trajetória desses profissionais; como eles se veem como parte desse espaço; como as famílias interagem com esses homens; e como se dá a relação com as colegas, visto que, historicamente se trata de um ambiente predominantemente feminino. A abordagem teórica aproxima-se dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais, tendo como campo de pesquisa uma escola federal de educação infantil em Porto Alegre. Como fonte de dados, apliquei entrevistas semiestruturadas em dois educadores, duas educadoras e dois casais que têm seus/suas filhos/as nessa instituição e que são atendidos/as por esses profissionais. Essa temática nos leva a refletir sobre os espaços ditos masculinos e femininos e a nossa construção enquanto sujeitos que são subjetivados por esses pertencimentos. ...
Résumé
Le thème qu‟est ici abordé “ l'insertion de l'homme dans l‟éducation infantile ", vise à comprendre comment les familles, les éducatrices et les éducateurs eux-mêmes évaluent l'inclusion de ce professionnel avec des enfants. j'ai cherché à d'analyser certains aspects observés dans ce contexte scolaire, tels comme : le chemin de ces professionnels; comment ils se voient comme faisant partie de cet espace; comment les familles interagissent avec ces hommes; et comme il sent la relation avec les a ...
Le thème qu‟est ici abordé “ l'insertion de l'homme dans l‟éducation infantile ", vise à comprendre comment les familles, les éducatrices et les éducateurs eux-mêmes évaluent l'inclusion de ce professionnel avec des enfants. j'ai cherché à d'analyser certains aspects observés dans ce contexte scolaire, tels comme : le chemin de ces professionnels; comment ils se voient comme faisant partie de cet espace; comment les familles interagissent avec ces hommes; et comme il sent la relation avec les amis, puisque historiquement il s‟agit d‟un contexte principalement féminine. L'approche théorique s'approche des études culturelles et féministes, ayant comme camp de recherche une école fédérale d'éducation infantile à Porto Alegre. Les données ont été recueillis via des entretiens semi-structurées avec deux éducateurs, deux éducatrices et deux couples qui ont leurs enfants dans cette institution et qui sont aidées par ces professionnels. Ce thème nous amène à réfléchir sur les espaces masculins et féminins et dans cette construction en tant que sujets qui sont subjectivés pour ces appartenances. ...
Abstract
The subject discussed here, “The inclusion of men in child rearing” has the purpose of perceiving how families, female educators and the male educators themselves evaluate the inclusion of this professional with the children. I sought to analyze a few aspects observed in a school setting, such as: the professional career of those male educators; how they understand themselves in that context; how families interact with those men; and how their relation is with their female colleagues, whereas, ...
The subject discussed here, “The inclusion of men in child rearing” has the purpose of perceiving how families, female educators and the male educators themselves evaluate the inclusion of this professional with the children. I sought to analyze a few aspects observed in a school setting, such as: the professional career of those male educators; how they understand themselves in that context; how families interact with those men; and how their relation is with their female colleagues, whereas, historically this is a predominantly female setting. The theoretical approach is close to the Gender Studies and the Cultural Studies, having a federal kindergarten in Porto Alegre as a research field. As a data source, I applied semi-structured interviews with two male educators, two female educators and two couples who have their children in that institution and who are attended to by those professionals. This thematic leads us to think about the „environments‟ said masculine and feminine, and our development as individuals who are subjected by these surroundings. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em educação, Sexualidade e Relações de gênero.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License