Restrições e liberdade em composição musical : memorial de composição
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
O presente memorial consiste em uma reflexão sobre os atos criativos de um conjunto de composições, acompanhado das respectivas partituras e de registros audiovisuais. A reflexão tem início com o estabelecimento do referencial teórico, prossegue com uma abordagem de cada uma das quatro composições e é encerrada por meio de algumas conclusões a respeito dos trabalhos realizados. O enfoque adotado para a investigação é o conceito de restrições, cuja definição como elemento norteador do ato compos ...
O presente memorial consiste em uma reflexão sobre os atos criativos de um conjunto de composições, acompanhado das respectivas partituras e de registros audiovisuais. A reflexão tem início com o estabelecimento do referencial teórico, prossegue com uma abordagem de cada uma das quatro composições e é encerrada por meio de algumas conclusões a respeito dos trabalhos realizados. O enfoque adotado para a investigação é o conceito de restrições, cuja definição como elemento norteador do ato composicional, no contexto deste memorial, é elaborada no capítulo inicial. Os capítulos seguintes investigam as composições individualmente, ressaltando, à luz do conceito-chave, fatores técnicos e estéticos presentes ao longo do ato criativo e elucidando retrospectivamente decisões composicionais cujo resultado são as partituras apresentadas. O capítulo conclusivo delineia breves generalizações a respeito do trabalho realizado como um todo, assim como aponta aspectos passíveis de considerações futuras. ...
Abstract
This paper consists in a reflection about the creative acts of a set of compositions, together with their respective scores and audiovisual recordings. The discussion begins with the establishment of the theoretical framework, proceeds with an approach of each of the four compositions and is closed by a few conclusions about the work carried out. The approach taken for the research is the concept of constraints, whose understanding and definition as a guiding element of the compositional act, i ...
This paper consists in a reflection about the creative acts of a set of compositions, together with their respective scores and audiovisual recordings. The discussion begins with the establishment of the theoretical framework, proceeds with an approach of each of the four compositions and is closed by a few conclusions about the work carried out. The approach taken for the research is the concept of constraints, whose understanding and definition as a guiding element of the compositional act, in the context of this paper, is elaborated in the opening chapter. The following chapters discuss the compositions individually, noting, in light of the central concept, technical and aesthetic factors present during the creative act and retrospectively elucidating compositional decisions whose results are the presented scores. The concluding chapter outlines brief generalizations about the work as a whole as well as pointing aspects that may be subject to future considerations. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2878)Música (414)
Este item está licenciado na Creative Commons License