Como estudantes do ensino fundamental distinguem entre substantivos concretos e abstratos?
dc.contributor.advisor | Abreu, Sabrina Pereira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendes, Vera Regina Pinto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-11-08T01:37:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/60708 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva verificar como estudantes da 5ª, da 6ª e da 7ª séries do Ensino Fundamental diferenciam entre substantivos concretos e abstratos. Para tanto, apresentamos a classificação proposta pelas gramáticas tradicionais para diferenciar entre os tipos de substantivos e também mostramos a opinião de um gramático de cunho mais pedagógico acerca dessa classificação. Com base nesses pressupostos teóricos, elaboramos um instrumento de pesquisa que foi aplicado às séries do Ensino Fundamental já mencionada. Após a análise dos resultados, pretendendo contribuir com o ensino de língua materna, apresentamos uma proposta de exercício sobre o tema. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Substantivo | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | Como estudantes do ensino fundamental distinguem entre substantivos concretos e abstratos? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000862442 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License