Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFavero, Teresinha Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Marta Ivone Souza dapt_BR
dc.date.accessioned2012-11-08T01:37:55Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/60699pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta algumas reflexões teóricas, como Os Fundamentos da Linguística Textual, segundo olhares de Ingedore Grunfeld Villaça Koch, Irandé Antunes entre outros pesquisadores do assunto sob uma ótica de prática pedagógica com o tema Coesão Textual, tendo como sujeitos de estudo, alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Município de Cidreira. O objetivo da pesquisa se pautará, principalmente, na análise da produção textual quanto ao uso dos elementos articulatórios que possibilitem substituições de palavras, evitando, assim, repetições, redundâncias, excesso ou falta de elementos ligadores de ideias no âmbito textual, com também mostrar qualidade na articulação sequencial, observando a aplicabilidade das correlações de referências anafóricas, de substituições lexicais ou semânticas, ou seja, fazer o encadeamento, retomando referenciais necessários num ponto do texto, introduzindo elementos significativos e adequados na produção do texto, percebendo, assim, a importância do processo de coesão e suas relações com a coerência, como elos fundamentais na produção textual escrita.pt_BR
dc.description.abstractThe presente study of the conclusion course intends to make some theorical reflections, as the foundation of textual linguistic, from the viewpoint of Ingedore Grunfeld Vlillaça Roch, Irandré Antunes among other researchers on the mather, in a perpective of teaching practice with the theme textual cohesion, whit the participation of students fron third year of high school in the action. The aim of the research will be founded, especially in the analysis of textual production, observing the use of articulatory elements that permit substitutions of words, or terms, thus avoiding repetition, redundancies, excess or lacr of information on canneeting ideas in text, but also to show quality in the sequential articulation, noting the applicability of the correlations of anaphoric reference, lexical or semantic substitutions, that is, making the link, returning necessary referentials in a point of the text, introducing significant and adequate elements in the production of the text, realizing thus the importance of the cohesion process and their relations with coherence, as essential links in the textual production written.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCoesão textualpt_BR
dc.subjectTexten
dc.subjectCohesionen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectArticulatorsen
dc.titleA coesão textualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000862254pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples