Metáforas e metonímias : proposição de atividade para o ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Abreu, Sabrina Pereira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Ida Marta Rosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-11-08T01:37:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/60693 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo geral apresentar um conjunto de reflexões acerca do que se denomina nas gramáticas e nos livros didáticos de metáfora e de metonímia, a fim de chamar a atenção de professores de língua portuguesa sobre a importância de se trabalhar em sala de aula diferentes formas de os alunos expressarem suas ideias de forma criativa. Além disso, como objetivo específico, busca-se propor uma atividade para ser aplicada aos alunos do Ensino Fundamental, tendo como base um conjunto de frases veiculadas em pára-choques de caminhão. A escolha desse tipo corpus não é sem razão, pois as frases escolhidas pelos donos do caminhão são extremamente criativas e acabam por se constituir em um terreno fértil para se observar processos metafóricos e metonímicos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Metáfora | pt_BR |
dc.subject | Metonímia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de línguas | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | Metáforas e metonímias : proposição de atividade para o ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000862130 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License