Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAbreu, Sabrina Pereira dept_BR
dc.contributor.authorPereira, Ida Marta Rosapt_BR
dc.date.accessioned2012-11-08T01:37:53Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/60693pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral apresentar um conjunto de reflexões acerca do que se denomina nas gramáticas e nos livros didáticos de metáfora e de metonímia, a fim de chamar a atenção de professores de língua portuguesa sobre a importância de se trabalhar em sala de aula diferentes formas de os alunos expressarem suas ideias de forma criativa. Além disso, como objetivo específico, busca-se propor uma atividade para ser aplicada aos alunos do Ensino Fundamental, tendo como base um conjunto de frases veiculadas em pára-choques de caminhão. A escolha desse tipo corpus não é sem razão, pois as frases escolhidas pelos donos do caminhão são extremamente criativas e acabam por se constituir em um terreno fértil para se observar processos metafóricos e metonímicos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectMetonímiapt_BR
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleMetáforas e metonímias : proposição de atividade para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000862130pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples