Navegação Psicologia por Assunto "Interação social"
Resultados 1-11 de 11
-
Autismo e inclusão na educação infantil : um estudo de caso longitudinal sobre a competência social da criança e o papel da educadora
(2011) [Tese]Resumo não disponível -
Competência social, inclusão escolar e autismo : um estudo de caso comparativo
(2007) [Dissertação]A literatura atualmente existente sobre o autismo é farta de evidências sobre os prejuízos inerentes às características da síndrome. Em decorrência disso, surgem diversos questionamentos relativos à possibilidade de inclusão ... -
Comportamento agressivo, vitimização e relações de amizade de crianças em idade escolar : fatores de risco e proteção
(2005) [Tese]O presente estudo investigou três processos que acontecem na esfera interpessoal: vitimização, agressividade e amizade. Foram identificados aspectos de risco e proteção destes três comportamentos, a relação entre os mesmos ... -
A comunicação na interação bebê-educadora nos primeiros dois anos de vida
(2006) [Dissertação]O presente estudo teve como principal objetivo investigar a comunicação verbal e não-verbal na interação educadora-bebê, nos primeiros dois anos de vida. Participaram da pesquisa 4 bebês, com idades entre 5 e 14 meses, que ... -
Contribuições de um programa de acompanhamento baseado na abordagem pikleriana para a promoção da qualidade das interações educadora-bebê
(2016) [Tese]A Educação Infantil tem sido um importante contexto de desenvolvimento para muitas crianças. No caso de bebês, os cuidados, as interações educadora-bebê e os espaços precisam ser pensados para que atendam as necessidades ... -
Expressão de emoções em crianças pré-escolares : percepção das educadoras
(2020) [Dissertação]O presente estudo teve por objetivo investigar as percepções das educadoras sobre a expressão de emoções das crianças na relação com as educadoras e com os colegas. Em particular, buscou-se investigar como as crianças e ... -
Interação mãe criança e autismo: a contribuição dos transtornos psicossociais
(2014) [Dissertação]O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição neurodesenvolvimental caracterizada pela presença de comportamentos repetitivos e estereotipados, e por comprometimentos sociocomunicativos, os quais têm influência ... -
Protocolo de avaliação comportamental para crianças com suspeita de TEA (PROTEA-R-NV): evidências de validade
(2019) [Dissertação]Introdução: A variabilidade na manifestação dos sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode tornar desafiadora a avaliação da suspeita do TEA em crianças. O instrumento Protocolo de Avaliação Comportamental para ... -
As relações entre deficiência visual congênita, condutas do espectro do autismo e estilo materno de interação
(2003) [Dissertação]Este estudo examinou a presença das condutas do espectro do autismo em crianças portadoras de deficiência visual congênita (DVC), sobretudo, comprometimentos da habilidade de atenção compartilhada (AC) e estereotipias ... -
Sintomas sensoriais no transtorno do espectro autista : análise em crianças e adolescentes verbais e não-verbais
(2021) [Dissertação]Este estudo comparou a gravidade e a estabilidade de sintomas sensoriais em dois grupos de crianças e adolescentes com autismo (verbais e não-verbais). Além disso, buscou examinar a relação entre sintomas sensoriais e o ... -
Transtorno do espectro autista : estilo interativo do avaliador durante a hora lúdica diagnóstica
(2019) [Dissertação]A responsividade é um estilo interativo do adulto, quando em interação social com a criança, que promove o engajamento da díade, enquanto que a intrusividade tende a bloquear esse processo. Embora esse tema seja amplamente ...