Navegação Psicologia por Assunto "Autismo"
Resultados 1-20 de 25
-
Aprimoramento e evidências de validade do protocolo de observação para crianças com suspeita de transtornos do espectro autista : um estudo preliminar
(2010) [Dissertação]O aumento da prevalência mundial dos Transtornos do Espectro Autista (TEA) evidencia a necessidade de identificação e reabilitação precoces para um melhor prognóstico e qualidade de vida das crianças e famílias envolvidas. ... -
Autismo e inclusão na educação infantil : um estudo de caso longitudinal sobre a competência social da criança e o papel da educadora
(2011) [Tese]Resumo não disponível -
Avaliação neuropsicológica das funções executivas no transtorno do espectro do autismo
(2012) [Dissertação]Essa dissertação teve como objetivo investigar as funções executivas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). No primeiro estudo, foi feita uma revisão sistemática de publicações de 2001 a ... -
A busca pelo diagnóstico e tratamento do filho com autismo : a influência do coping e do apoio social e conjugal nos níveis de estresse dos pais
(2016) [Tese]Conhecer os fatores que facilitam ou retardam o processo diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), desde o reconhecimento dos sinais de alerta pelos pais até as dificuldades enfrentadas na busca pelo tratamento, ... -
Competência social, inclusão escolar e autismo : um estudo de caso comparativo
(2007) [Dissertação]A literatura atualmente existente sobre o autismo é farta de evidências sobre os prejuízos inerentes às características da síndrome. Em decorrência disso, surgem diversos questionamentos relativos à possibilidade de inclusão ... -
Comportamentos indicativos de apego em crianças com autismo
(2006) [Dissertação]O autismo é uma síndrome comportamental que compromete o desenvolvimento infantil e apresenta múltiplas etiologias. Tem como sintomas típicos, aparentes antes do 3o ano de vida: prejuízo social, dificuldade na comunicação ... -
A compreensão e a produção de enunciados metafóricos em crianças com transtornos globais do desenvolvimento
(2008) [Tese]As pesquisas envolvendo a compreensão de enunciados metafóricos por autistas são unânimes em afirmar que esses indivíduos não compreendem metáforas. Os trabalhos que constituem esta tese questionam estas evidências, com ... -
Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente
(2023) [Tese]A presente tese teve por finalidade investigar a compreensão e a experiência de situações de bullying de adolescentes com transtorno do espectro autista analisando o papel das habilidades de teoria da mente neste processo, ... -
Coparentalidade em famílias de adolescentes com autismo e comportamento agressivo
(2008) [Tese]O presente trabalho é composto por dois estudos com o objetivo de investigar o impacto de adolescentes com autismo e comportamento agressivo. Buscou-se examinar as características de coparentalidade, as influências na ... -
A coparentalidade em pais de crianças com autismo em idade pré-escolar
(2007) [Dissertação]A coparentalidade é um conceito sistêmico que se refere ao modo com que as figuras parentais trabalham juntas em seus papéis como pais. Este estudo examinou a coparentalidade em pais (pai/mãe) de crianças com autismo. ... -
Déficit na iniciativa de atenção compartilhada como principal preditor de comportamento social no transtorno do espectro autista
(2012) [Dissertação]Existem duas modalidades de comportamentos de Atenção Compartilhada (AC), os de Resposta (RAC) e os de Iniciativa (IAC). O comprometimento na habilidade de AC é um dos sinais mais robustos do Transtorno do Espectro Autista ... -
Efetividade de um programa de capacitação em identificação precoce do transtorno do espectro autista na atenção básica em saúde
(2016) [Tese]Nos últimos anos, o conhecimento acerca das manifestações precoces do Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou seja, a presença de sinais comportamentais que ocorrem cedo no desenvolvimento, tem aumentado significativamente. ... -
Elaboração do diagnóstico de autismo do filho : indicativos de resiliência parental
(2013) [Tese]Este estudo investigou os indicativos de resiliência parental no processo de comunicação do diagnóstico de autismo após a avaliação do filho. Esses indicativos representaram o construto da elaboração parental do diagnóstico ... -
Estudo das propriedades psicométricas do perfil psicoeducacional PEP-R : elaboração da versão brasileira
(2002) [Dissertação]O presente estudo investigou as propriedades psicométricas do Perfil Psicoeducacional Revisado (Psychoeducational Profile Revised - PEP-R), criado para avaliar a idade de desenvolvimento em crianças com autismo ou com ... -
O fenótipo ampliado do autismo em pais e mães de crianças com transtorno do espectro do autismo
(2013) [Dissertação]A presença de traços de personalidade em familiares de pessoas com diagnóstico de Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) parece corresponder a algumas das características comportamentais de indivíduos com TEA, apontando ... -
Interação mãe criança e autismo: a contribuição dos transtornos psicossociais
(2014) [Dissertação]O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição neurodesenvolvimental caracterizada pela presença de comportamentos repetitivos e estereotipados, e por comprometimentos sociocomunicativos, os quais têm influência ... -
Linguagem e transtorno do espectro autista : aquisição e perda das primeiras palavras
(2016) [Tese]Uma parcela significativa de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é acometida pela regressão desenvolvimental, definida como a perda de habilidades previamente adquiridas. A perda de palavras, especificamente, ... -
O papel da mediação da educadora no desenvolvimento da brincadeira de crianças com autismo na educação infantil : um estudo longitudinal
(2011) [Tese]A brincadeira desempenha uma função significativa no desenvolvimento sociocognitivo infantil. No entanto, essa habilidade está prejudicada no caso de crianças com autismo. A teoria histórico-cultural demonstra a importância ... -
A percepção do professor acerca do seu trabalho com crianças portadoras de autismo e síndrome de down : um estudo comparativo
(2002) [Dissertação]The aim of the present study was to investigate the teacher’s perception about working both with individuals with autism and with Down’s syndrome. A semi-structured interview was performed with 10 teachers, in two special ... -
O reconhecimento dos pais sobre a sexualidade dos filhos adolescentes com autismo e sua relação com a coparentalidade
(2009) [Dissertação]A coparentalidade é um conceito sistêmico, que se refere ao modo com que as figuras parentais trabalham juntas em seus papéis como pais. Este estudo examinou o reconhecimento dos pais (pai/mãe) sobre a sexualidade do filho ...