Informática na Educação: Últimas Submissões
Resultados 21-30 de 316
-
Desenvolvimento de um framework com estratégias de avaliação de agentes conversacionais educacionais
(2022) [Tese]O crescimento das tecnologias de informação e comunicação tem demonstrado uma série de ferramentas desenvolvidas para as mais diversas finalidades, entre elas, as ferramentas que possibilitam o envio de mensagens instantâneas ... -
Desenvolvimento e validação de uma ferramenta computacional apoiada por mineração de texto voltada à qualificação da escrita de projetos de pesquisa
(2022) [Tese]A sociedade atual demanda que seus integrantes sejam capazes de se expressar por meio das duas habilidades de escrita em diferentes contextos. No âmbito do ensino superior, por exemplo, os alunos são instigados a escreverem ... -
Reversibilidades lógicas : possibilidades para pensar os processos de ensino e aprendizagem em contabilidade
(2022) [Tese]A presente pesquisa está inserida no contexto de ensino e aprendizagem de graduandos do curso de Ciências Contábeis e tem como foco de investigação a construção lógica do pensamento, necessária para a compreensão da ... -
A construção de conhecimentos de algoritmos : uma estratégia de ensino-aprendizagem utilizando a plataforma de prototipagem eletrônica arduino
(2022) [Tese]Alguns dos maiores desafios no processo de ensino-aprendizagem nos cursos Técnicos de Informática estão relacionados com a disciplina Lógica de Programação. Esta disciplina geralmente é ministrada no início dos cursos e ... -
Mãos sinalizantes : ambiente virtual de aprendizagem da língua brasileira de sinais com enfoque em variações linguísticas do litoral norte gaúcho
(2022) [Tese]A sociedade atual caracteriza-se pela diversidade existente e pela busca de ações com equidade. As tecnologias podem ser fortes aliadas nas práticas em prol de oportunidades com acessibilidade, como para a comunidade surda. ... -
Explorando simulações e laboratórios virtuais multimídia como recursos de aprendizagem de física
(2022) [Tese]Neste trabalho foi estudada a utilização de laboratórios virtuais multimídia como recurso de aprendizagem de Física dentro da perspectiva das trajetórias de aprendizagem, da teoria da aprendizagem significativa e da ... -
Identificação de estratégias cognitivas elaboradas por estudantes na resolução de situações-problema em matemática por meio de uma ferramenta digital
(2022) [Tese]A investigação dos raciocínios utilizados e das relações lógicas estabelecidas pelos estudantes nas atividades que lhes são propostas fornece evidências das estratégias cognitivas que elaboram. Identificar esses elementos ... -
Narrativas digitais na formação de professores : potencialidades, dimensões formativas e construtos de identidade docente
(2021) [Tese]A narrativa digital caracteriza-se como fenômeno que emerge do alinhamento entre o narrar histórias e os recursos de mídias digitais presentes no contexto da cibercultura. Esta pesquisa versa sobre as potencialidades da ... -
O uso de laboratório remoto, virtual e remoto aumentado para apoiar a aprendizagem experiencial de circuitos elétricos
(2022) [Tese]O objetivo do estudo é investigar se o uso de diferentes tipos de laboratórios online , a partir dos preceitos da Teoria de Aprendizagem Experiencial, pode interferir positivamente nos processos de ensino e aprendizagem ... -
Trajetórias de aprendizagem e habilidades em aplicativos de cuidado em saúde : caso especial caretaker™
(2022) [Tese]Apesar do desenvolvimento da tecnologia de forma acelerada, percebe-se uma carência de aplicativos voltados para a aprendizagem de habilidades relativas ao cuidado em saúde. Os aplicativos móveis podem ser aliados para ...