Navegação Informática na Educação por Assunto "Learning objects"
Resultados 1-13 de 13
-
Análise técnica e pedagógica de metadados para objetos de aprendizagem
(2011) [Tese]O processo de ensino-aprendizagem visa que sujeitos-professores promovam o ensino a alunos, com o objetivo que eles adquiram um conhecimento. Entretanto, este processo é influenciado por diversas variáveis: estrutura ... -
Contribuições dos objetos de aprendizagem, no ensino de física, para o desenvolvimento do pensamento crítico e da aprendizagem significativa
(2011) [Tese]Na sociedade contemporânea é cada vez mais importante e necessário que as pessoas tenham habilidades e desenvolvam competências para manusear os computadores e a Internet, que sejam capazes de pesquisar, questionar, que ... -
Encapsulamento e utilização de objetos de aprendizagem abertos SCORM para ensejar a avaliação formativa
(2008) [Tese]A avaliação formativa, apesar de ter sido inicialmente pensada por Scriven há mais de 30 anos, e ser discutida por diversos autores nas últimas décadas, ainda é pouco utilizada, tanto nos cursos presenciais como a distância. ... -
Estratégias de mediação para o ensino de matemática com objetos de aprendizagem acessiveis : um estudo de caso com alunos com deficiencia visual
(2012) [Tese]Nas últimas décadas, a Política Nacional de Inclusão na Educação tem se orientado no sentido de garantir o acesso à educação a contingentes cada vez maiores da população do país, de forma que todos os alunos, em formação, ... -
Integração de ambiente virtual de aprendizagem com repositório digital
(2012) [Tese]Objetos de Aprendizagem são recursos relevantes para ensejar a aprendizagem em função de seu caráter modular, pois permitem oferecer condições para uma atividade apoiada por recursos alocados por demanda face a necessidades ... -
Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria
(2011) [Tese]Esta tese consiste em uma Metodologia para reusar ou criar objetos de a-prendizagem (OA) de Matemática, usando combinação de ferramentas de autoria. As teorias de Gagné e de Wiley foram usadas para dar suporte ao planejamento ... -
MOTRAC : modelo de trajetórias de aprendizagem conceitual
(2015) [Tese]O presente trabalho avaliou o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com o objetivo de melhorar os processos de ensino e de aprendizagem em cursos de engenharia. Com base na Teoria da Aprendizagem Significativa, ... -
Noção de limite de funções reais e GeoGebra : um estudo em epistemologia genética
(2017) [Tese]Esta pesquisa reporta-se ao problema descrito na literatura científica como o “fracasso do ensino do cálculo”. Propusemos conhecer as noções que alunos da disciplina Cálculo Diferencial e Integral apresentam sobre limite, ... -
Objetos de aprendizagem multimodais e ensino de cálculo : uma proposta baseada em análise de erros
(2015) [Tese]Esta tese teve como objetivo analisar dificuldades de aprendizagem apresentadas por alunos de Cálculo Diferencial e Integral, bem como testar possibilidades de superar tais dificuldades por meio de recursos tecnológicos. ... -
Pensamento combinatório e objetos digitais de aprendizagem : estudo construtivista nos anos iniciais
(2020) [Tese]A presente pesquisa busca compreender o desenvolvimento do pensamento combinatório em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, mostrou-se necessário conceber e desenvolver um Objeto Digital de Aprendizagem ... -
Processo cognitivo e objetos interativos de aprendizagem : a construção do equilíbrio físico
(2007) [Tese]Os objetos de aprendizagem digitais, quando empregados para reconhecer e analisar processos cognitivos, podem contribuir para o desenvolvimento de uma didática voltada ao aprendizado. Esta pesquisa investiga em que medida ... -
REQUALI : um sistema de recomendação por qualidade percebida de objetos de aprendizagem por competências a partir dos estados de ânimo dos alunos
(2016) [Tese]A presente pesquisa analisou a recomendação de objetos de aprendizagem (OAs) por competências, a partir da colaboração baseada na avaliação pela qualidade percebida dos objetos de aprendizagem utilizados, considerando os ... -
Utilização da UML para estabelecer uma metodologia alicerçada na teoria de aprendizagem significativa para a modelagem de objetos de aprendizagem
(2017) [Tese]A UML é uma linguagem de modelagem largamente aceite entre profissionais da área de computação para a modelagem de sistemas simples e complexos. Tomando em consideração que os objetos de aprendizagem são entidades digitais, ...