Navegação Informática na Educação por Data do documento
Resultados 1-20 de 311
-
A não-linearidade do pensamento em hipertexto : a consciência da complexidade
(1995) [Dissertação]Esta pesquisa estuda a questão da tomada de consciência da complexidade, do ponto de vista de referencial teórico da teoria psicogenética de Jean Piaget. Utilizou-se a tecnologia de hipertexto, que permite formalizar - com ... -
Os ambientes de geometria dinâmica e o pensamento hipotético-dedutivo
(2001) [Tese]O processo de demonstração é axial na construção do conhecimento matemático. Na geometria euclidiana, ele é um dos aspectos que apresenta grandes obstáculos aos alunos. Uma das dificuldades aparece na transição, necessária, ... -
Apropriação das tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento de pessoas com paralisia cerebral
(2001) [Tese]O presente trabalho examina de que modo pessoas com Paralisia Cerebral se apropriam dos recursos tecnológicos de um ambiente de aprendizagem computacional telemático (f questão da pesquisa) e, que processos de desenvolvimento ... -
Espaços interativos de construção de possíveis : uma nova modalidade de formação de professores
(2001) [Tese]O presente estudo discute o processo de construção compartilhada de conhecimento em curso de formação de professores, desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem, sob a perspectiva do possível piagetiano. Em hipótese, ... -
Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e qualificação de trabalhadores da construção civil
(2001) [Tese]O desenvolvimento tecnológico do setor construção civil no Brasil não tem sido acompanhado de ações sistemáticas de formação/qualificação profissional de seus trabalhadores em níveis compatíveis com os novos padrões ... -
Modelagem de cenários telemáticos como estratégia cognitiva para trabalhar conceitos físico-químicos : indicadores de aprendizagem
(2002) [Tese]Neste estudo investigam-se as possibilidades de Cenários Educacionais Informatizados como alternativas estratégicas de uso de produtos da tecnologia informática para o desenvolvimento de processos cognitivos. São propostos ... -
Design de superfície : prática e aprendizagem mediadas pela tecnologia digital
(2002) [Tese]Apresentamos a tese de que a tecnologia digital atua como meio propício à aprendizagem e à prática profissional de Design de Superfície. A contribuição se dá em nível individual e coletivo. O desenvolvimento de novas ... -
O hipertexto inserido em uma abordagem cooperativo-construtivista como promotor da aprendizagem de tecnologia de alimentos
(2002) [Tese]Esta tese propõe-se a enfrentar os desafios para a formação dos engenheiros, mais especificamente, engenheiros de alimentos, trazidos pela Sociedade do Conhecimento e Sociedade da Informação. A nova ordem social e o mercado ... -
Tecendo e aprendendo : redes sociocognitivas e autopoiéticas em ambientes virtuais de aprendizagem
(2003) [Tese]Esta tese investiga a construção e o uso de um ambiente virtual de aprendizagem para um curso de graduação. Seu o objetivo é compreender como se constituem as trocas interindividuais (autopoiese e processos sociocognitivos) ... -
A hibridação com a tecnologia digital gerando linhas de fuga
(2003) [Tese]A criação artística é proposta como um processo de pensamento na filosofia de Gilles Deleuze. Com este enfoque, a hibridação com a tecnologia digital é vista como uma estratégia potencializadora da criação e da produção ... -
Parâmetros para procedimentos pedagógicos na aprendizagem de inglês como língua estrangeira em rede telemática
(2003) [Tese]Esta tese propõe-se a investigar parâmetros para o desenho de procedimentos pedagógicos que proporcionem a aquisição do inglês como língua estrangeira usando os recursos das novas tecnologias de informação e comunicação, ... -
Interação mediada por computador : a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional
(2003) [Tese]A partir de uma revisão crítica dos estudos sobre comunicação mediada, focada principalmente nas teorias que buscam definir o difuso conceito de “interatividade”, sugere-se que tal termo seja evitado, por sua imprecisão e ... -
Construção coletiva do conhecimento : forma de atuação dos sujeitos em ambientes digitais/virtuais de aprendizagem
(2003) [Tese]Esta tese tem como objetivo contribuir na identificação da forma de atuação de alunos e professores na construção coletiva do conhecimento em ambientes digitais/virtuais de aprendizagem a distancia, com intuito de fornecer ... -
Informática na educação : a visão das professoras
(2003) [Tese]O estudo consiste em uma abordagem das significações da informática na prática profissional do professor, através de procedimentos metodológicos de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico. A investigação é ... -
O acoplamento tecnológico e a comunicação em rede : inventando outros domínios de aprendizagem
(2003) [Tese]Nas últimas décadas, o uso de recursos tecnológicos como apoio à educação foi intensificado no Brasil. A ampliação das redes, o uso intensivo da Internet e o barateamento dos equipamentos tornaram mais fácil esta busca ... -
Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow
(2003) [Tese]Este trabalho tem por fim especificar um modelo de descrição de tarefas, usando a tecnologia de workflow para representar a automação das atividades de autoria de cursos em ambientes distribuídos como a web, baseado em um ... -
Apropriação tecnológica e ensino : as tecnologias de informação e comunicação e o ensino de física para pessoas com deficiência visual
(2004) [Tese]O Ensino de Física para Pessoas com Deficiência Visual (DVs) é investigado. Um panorama da realidade escolar dos DVs é esboçado, particularmente do Ensino de Física e das Tecnologias de Computação (TICs) no contexto ... -
A equilibração dos processos cognitivos na aprendizagem de matemática no ambiente do Mecam
(2004) [Tese]Esta tese analisa os efeitos na aprendizagem, a partir de uma proposta pedagógica que integra uma metodologia de intervenção apoiada por recursos tecnológicos. A proposta pedagógica é implementada em ambiente virtual de ... -
ASTERIX : Aprendizagem significativa e tecnologias aplicadas no ensino de redes de computadores : integrando e explorando possibilidades
(2004) [Tese]Por várias décadas os computadores têm sido utilizados no processo educacional e nem sempre da forma correta. E existe uma forma correta? Não existe consenso, são muitas as tentativas e experiências com inúmeros resultados ... -
O diálogo matemático e o processo de tomada de consciência da aprendizagem em ambientes telemáticos
(2004) [Tese]Este estudo discute a possibilidade do emprego de ambientes computacionais de aprendizagem para a educação matemática de graduandos universitários. Além da organização do conteúdo matemático de Cálculo Diferencial e Integral ...