Browsing IT in Education by Author "Lima, Jose Valdeni de"
Now showing items 21-33 of 33
-
MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC
Wagner, Rosana (2017) [Thesis]As habilidades e os conhecimentos necessários para a prática docente geram mudanças em todo o processo educacional. Incluir indivíduos na sociedade, possibilitando que estes tenham uma profissão e uma vida digna é um ... -
MOTRAC : modelo de trajetórias de aprendizagem conceitual
Canto Filho, Alberto Bastos do (2015) [Thesis]O presente trabalho avaliou o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) com o objetivo de melhorar os processos de ensino e de aprendizagem em cursos de engenharia. Com base na Teoria da Aprendizagem Significativa, ... -
M-ROAMIN : um modelo para representação de objetos de aprendizagem multimodais interativos
Santos, Nubia dos Santos Rosa Santana dos (2013) [Thesis]O acesso aos conteúdos educacionais pode ser realizado usando diferentes tecnologias tais como, o computador, a Internet, os dispositivos móveis, TV interativa, entre outras, cada qual com diferentes restrições e, ... -
Objetos de aprendizagem multimídia interativos no aprimoramento da capacidade de leitura e escrita
Mussoi, Eunice Maria (2014) [Thesis]O contexto tecnológico percebido em vários setores da sociedade brasileira impulsiona a sua utilização em sala de aula que, por sua vez, não deve estar desconectada dessa realidade. Neste cenário, os materiais digitais no ... -
Objetos de aprendizagem multimodais e ensino de cálculo : uma proposta baseada em análise de erros
Müller, Thaísa Jacintho (2015) [Thesis]Esta tese teve como objetivo analisar dificuldades de aprendizagem apresentadas por alunos de Cálculo Diferencial e Integral, bem como testar possibilidades de superar tais dificuldades por meio de recursos tecnológicos. ... -
A presença social em ambientes virtuais de aprendizagem
Machado, Glaucio José Couri (2007) [Thesis]A presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Trata de um levantamento teórico das bases fundamentais para o entendimento da presença social em ambientes virtuais de aprendizagem ... -
Proeja : a experiência de um grupo virtual como forma de inserção digital
Leite, Maria Letícia Felicori Tonelli e Teixeira (2012) [Thesis]Essa tese busca compreender as maneiras pelas quais estudantes do PROEJA se utilizam das Tecnologias da Informação e Comunicação no seu saber-fazer subsequente, uma vez que os egressos dessa modalidade educacional devem ... -
Trajetórias conceituais intecionais de ensino e aprendizagem : investigação em fluxo temporal em espaços e contextos nos processos educacionais em EaD
Argolo, Eráclito de Souza (2016) [Thesis]A natureza humana é fascinante. Do ponto de vista educacional, o movimento humano nasce a partir de relações baseadas em compromisso. Entretanto, o compromisso educacional tem raízes em instituições dotadas de uma rigidez ... -
Trajetórias de aprendizagem e habilidades em aplicativos de cuidado em saúde : caso especial caretaker™
Jardim, Rafaela Ribeiro (2022) [Thesis]Apesar do desenvolvimento da tecnologia de forma acelerada, percebe-se uma carência de aplicativos voltados para a aprendizagem de habilidades relativas ao cuidado em saúde. Os aplicativos móveis podem ser aliados para ... -
O uso de hipermídia para a aprendizagem autodirecionada de cuidadores e pacientes na promoção de saúde : um estudo em ambiente de educação não-formal
Pereira, Dauster Souza (2021) [Thesis]O aumento das competências adquiridas pelo aprendiz no contexto da aprendizagem autodirecionada é um desenvolvimento gradual e contínuo. Equivale ao ganho de independência em ações cotidianas, tais como ler, executar tarefas ... -
Uso de laboratórios virtuais de aprendizagem em mecânica dos fluídos e hidráulica na engenharia
Guillermo, Oscar Eduardo Patrón (2016) [Thesis]Esta tese teve como objetivo o desenvolvimento de um Laboratório Virtual de Aprendizagem (LVA) - Hidrolândia e a avaliação do seu impacto em termos de aprendizagem, aplicado em disciplinas de mecânica dos fluidos e hidráulica, ... -
Uso de técnicas de realidade aumentada no processo de ensino–aprendizagem de eletromagnetismo
Macedo, Suzana da Hora (2011) [Thesis]Este estudo tem como objetivo melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de Eletromagnetismo usando Realidade Aumentada (RA). Eletromagnetismo é a base científica para a compreensão do princípio de funcionamento ... -
Uso de tecnologias de informação e comunicação por adultos de idade avançada : considerações na área educacional
Borges, Roberto Cabral de Mello (2012) [Thesis]Este trabalho pesquisa o uso das tecnologias de informação e comunicação que estão sendo usadas pelos adultos de idade avançada no Brasil. O objetivo principal é estudar o uso destas tecnologias para fins educacionais. ...