Pequena Miss Sunshine : diálogos possíveis entre cinema e educação
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O objetivo do estudo consiste em pensar com futuros professores potencialidades do cinema no campo da educação, tendo como foco o filme Pequena Miss Sunshine. Trabalho com estes conceitos: a) modos de subjetivação na cultura (Foucault); b) educação como formação ética e estética (Rosa Fischer); c) cinema como experimentação filosófica e exercício de pensamento sobre alteridade (Badiou). Analisei o filme e selecionei trechos da narrativa, exibidos a 10 estudantes de Licenciaturas (Pedagogia, Let ...
O objetivo do estudo consiste em pensar com futuros professores potencialidades do cinema no campo da educação, tendo como foco o filme Pequena Miss Sunshine. Trabalho com estes conceitos: a) modos de subjetivação na cultura (Foucault); b) educação como formação ética e estética (Rosa Fischer); c) cinema como experimentação filosófica e exercício de pensamento sobre alteridade (Badiou). Analisei o filme e selecionei trechos da narrativa, exibidos a 10 estudantes de Licenciaturas (Pedagogia, Letras e Dança), com os quais fiz debates e entrevistas. O estudo sublinha a sobreposição e a confrontação da teoria com o material coletado. Destaco apontamentos sobre possíveis diálogos entre cinema e Pedagogia, defendendo a ideia de que a educação, sempre atravessada por processos de subjetivação, além de incluir ações de aprendizado técnico e informacional, precisa ir adiante, dialogando com questões éticas e estéticas. Sugiro que o cinema pode ser um dos caminhos para ampliar a formação do educador, já que a apreciação de um filme permite experimentar diferentes exercícios éticos e estéticos, tais como: colocar-se no lugar do outro, aprender a pensar diferente do que antes pensávamos, vivenciar culturas e modos de existir diferentes dos nossos. Finalmente, considero que o trabalho realizado nesta pesquisa trata de questões inerentes aos processos de educação, que objetivam a constante busca de um posicionamento autônomo por parte do sujeito, em relação ao mundo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1399)
Este item está licenciado na Creative Commons License