A TV É minha melhor amiga : a integração entre mídia televisiva e aprendizagens
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A presente investigação apresenta-se como um estudo de caráter qualitativo, na forma de estudo caso de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos, de uma escola pública situada na Zona Sul de Porto Alegre/RS. Tem como objetivo elaborar propostas de integração e articulação das informações que as crianças obtém por meio da televisão à sala de aula. A pesquisa tem como referencial teórico as perspectivas de infância pós-moderna de Steinberg e Kincheloe. Para a coleta de dados, foram u ...
A presente investigação apresenta-se como um estudo de caráter qualitativo, na forma de estudo caso de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de Nove Anos, de uma escola pública situada na Zona Sul de Porto Alegre/RS. Tem como objetivo elaborar propostas de integração e articulação das informações que as crianças obtém por meio da televisão à sala de aula. A pesquisa tem como referencial teórico as perspectivas de infância pós-moderna de Steinberg e Kincheloe. Para a coleta de dados, foram utilizadas ferramentas da etnografia, como conversas informais, entrevistas semiestruturadas, momentos de observação e também questionários. Os dados obtidos geraram categorias de análise, com o intuito identificar o posicionamento das crianças em relação à televisão – e informações nela veiculadas –, como elementos de aprendizagem. As análises indicam que grande parte dos alunos, apesar de ávidos telespectadores, não percebem e negam a televisão como um possível recurso a ser utilizado em sala de aula. Entretanto, pode-se observar por meio da literatura, assim como pelas respostas das crianças, que hoje estamos lidando com uma infância pós-moderna. Portanto, torna-se, além de possível, necessária a consideração de elementos da cultura infantil midiática na escola. Tais artefatos precisam ser explorados pelos professores, fazendo da sala de aula um ambiente mais atrativo, questionador, informativo e dinâmico. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1414)
Este item está licenciado na Creative Commons License