Estrutura e forma : a valorização do aspecto construtivo, o terceiro Vilanova Artigas
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A passagem da segunda para a terceira fase da obra de Vilanova Artigas apresenta uma mudança de rumo artística passível de uma dupla leitura quanto aos seus aspectos constituintes. Essa passagem pode ser vista tanto como um momento de ruptura ideológica com a maneira que o movimento moderno vinha se apresentando, quanto como um momento de aprimoramento e desenvolvimento da ideia moderna de forma. É justamente na segunda proposição que este trabalho volta seu foco, e para isto é preciso entender ...
A passagem da segunda para a terceira fase da obra de Vilanova Artigas apresenta uma mudança de rumo artística passível de uma dupla leitura quanto aos seus aspectos constituintes. Essa passagem pode ser vista tanto como um momento de ruptura ideológica com a maneira que o movimento moderno vinha se apresentando, quanto como um momento de aprimoramento e desenvolvimento da ideia moderna de forma. É justamente na segunda proposição que este trabalho volta seu foco, e para isto é preciso entender o processo de concepção da ideia moderna de forma. A primeira parte desse trabalho visa apresentar ao leitor, e também para o próprio autor, como ocorre este processo, buscando o entendimento daquilo que o caracteriza. A segunda parte desse trabalho analisa as cinco primeiras casas projetadas, e construídas, por Vilanova Artigas no início da sua fase brutalista com o objetivo de entender e demonstrar as características, os fatores de mudança e o aprimoramento do processo de concepção moderno dentro da sua produção, apresentando o papel decisivo da estrutura portante dentro deste contexto. ...
Abstract
The transition between the second and third phases of Vilanova Artigas’s work reveals an artistic change that could be interpreted in two ways. This transition could be seen both as an ideological change regarding modern architecture and as a moment of improvement and development of the modern idea of form. This work intends to focus on the second proposition. For that it is necessary to understand the process of composition as it relates to the modern idea of form. The fi rst part of this work ...
The transition between the second and third phases of Vilanova Artigas’s work reveals an artistic change that could be interpreted in two ways. This transition could be seen both as an ideological change regarding modern architecture and as a moment of improvement and development of the modern idea of form. This work intends to focus on the second proposition. For that it is necessary to understand the process of composition as it relates to the modern idea of form. The fi rst part of this work intends to present to the reader, and to the author too, how this process occurs, trying to understand what characterizes it. The second part of this work analyzes the fi ve fi rst houses designed and built by Vilanova Artigas in the beginning of his Brutalist phase with the intent to understand and demonstrate characteristics, factors of change and the development of the modern process of design inside his work, showing the decisive infl uence of the bearing structure on this process. ABSTRACT ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6100)Arquitetura (394)
Este item está licenciado na Creative Commons License