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dc.contributor.advisorRibeiro-Teixeira, Rejane Mariapt_BR
dc.contributor.authorPasqualetto, Terrimar Ignaciopt_BR
dc.date.accessioned2012-06-02T01:34:16Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49346pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação apresenta o relato da implementação de uma proposta metodológica para alunos do 9º ano do ensino fundamental, aos quais foram oferecidas atividades centradas em situações-problema. Tais atividades foram planejadas para pequenos grupos envolvendo a análise do funcionamento de equipamentos, o estudo da radiação infravermelha, o uso de vetores, o equilíbrio de corpos, além do estudo da energia solar. Essas atividades foram desenvolvidas em quatro turmas do 9º ano do Ensino Fundamental no Colégio Adventista Marechal Rondon em Porto Alegre, durante os anos letivos de 2009 e 2010. Para o planejamento e a implementação das atividades, foram consideradas as ideias de interação social de Vygotsky, da aprendizagem significativa de Ausubel e dos campos conceituais de Vergnaud. Os resultados obtidos na aplicação de tais atividades mostraram um aumento tanto do interesse dos alunos no estudo da Física, quanto de sua autonomia e segurança em analisar problemas novos, bem como o desenvolvimento das capacidades individuais ligadas à Física.pt
dc.description.abstractThis dissertation describes the implementation of a methodological proposal designed to ninth graders to whom problem-situation centered activities were offered. These activities were planned for small groups involving the analysis of how instruments work, the study of infrared radiation, the use of vectors, the equilibrium of bodies, and the study of solar energy. The implementation of the proposal was carried out with four groups of ninth graders of the Marechal Rondon Adventist School, in Porto Alegre, during the 2009 and 2010 school years. The theoretical framework used to design the activities was based on Vygotsky’s social interaction, Ausubel’s meaningful learning, and Vergnaud’s conceptual fields. The findings of the application of the instructional activities suggest an increase in student’s interest in study of physics, their autonomy and firmness in problem solving, as well as the development of individual skills related to physics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectPhysics educationen
dc.subjectProblem-situationen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleEnsino de física no 9º ano : uma proposta metodológica com projetos desenvolvidos a partir de situações-problemapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMoreira, Marco Antoniopt_BR
dc.identifier.nrb000836036pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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