Um software de apoio educacional hipermídia para recomendação de tópicos de estudo relevantes : estudo de caso
dc.contributor.advisor | Vicari, Rosa Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Elaine Harada Teixeira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-05-15T23:43:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/48919 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese tem como principal objetivo investigar a aplicação do princípio da relevância, proveniente da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986; 1995), em um sistema hipermidia adaptativo de apoio educacional. Essa investigação, de caráter exploratório, através de um estudo de caso, visa observar o comportamento do usuário no sistema quando são feitas sugestões de tópicos de estudo de acordo com a relevância de cada um. A relevância, uma propriedade de entradas para processos cognitivos, é uma função baseada na relação econômica de custo/benefício. Segundo a teoria, o custo é o esforço de processamento requerido para assimilar uma nova informação e o benefício, o efeito contextual obtido, ou seja, o benefício cognitivo que o indivíduo pode obter no processamento de tal informação. O sistema foi modelado com base em um framework conceitual adaptativo que previa o uso de uma ontologia de domínio como estrutura de conhecimento. Essa ontologia foi avaliada e valorada por especialistas. A instanciação deste framework aconteceu no domínio de preparação para certificação em testes de proficiência da língua japonesa. As técnicas de adaptação adotadas foram no sentido de guiar a navegação no sistema através do método de sugestão de tópicos relevantes, proposto neste trabalho. O estudo de caso consistiu em observar todo o processo de interação dos usuários com duas versões do sistema, a tradicional e a adaptativa. Os dados coletados foram analisados e interpretados com base em indicadores que consideraram, dentre outros, o comportamento navegacional e a relevância das trajetórias de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | The main goal of this thesis consists in the investigation of the application of the principle of relevance in an adaptive hypermedia system for educational support. This principle comes from Sperber and Wilson‟s Relevance Theory (1986, 1995). This exploratory research, conducted through a case study, aims to observe users‟ behavior on the system when suggestions of topics of study according to their relevance are given. Relevance, a property of inputs to cognitive processes, is a function based on the economical cost/benefit relation. According to the theory, the cost is the processing effort required to assimilate new information and the benefit, the contextual effect obtained, ie, the cognitive benefit that the individual can get from processing such information. The system was modeled based on a conceptual adaptive framework which considered the use of a domain ontology as the knowledge structure. This ontology has been assessed and valued by experts. The instantiation of this framework took place in the area of preparation for certification of proficiency in Japanese language. The adaptation techniques were adopted in order to guide the navigation in the system through the method of suggesting relevant topics, proposed in this work. The case study was held to observe the entire interaction process of users with two versions of the system, the traditional and the adaptive ones. The data collected were analyzed and interpreted based on indicators that considered, among others, the navigational behavior and the relevance of learning paths. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Relevance theory | en |
dc.subject | Ontologia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Ontology | en |
dc.subject | Software educacional | pt_BR |
dc.subject | Adaptive hypermedia systems | en |
dc.title | Um software de apoio educacional hipermídia para recomendação de tópicos de estudo relevantes : estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Axt, Margarete | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000829173 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2564)Informática na Educação (322)