Navegação Ensino de Matemática por Título
Resultados 156-175 de 194
-
Programação em Scratch na sala de aula de matemática : investigações sobre a construção do conhecimento de ângulo
(2017) [Dissertação]O presente estudo propõe-se responder à questão de investigação: Quais são as evidências de pensamentos matemáticos e como os alunos as expressam em atividades de programação envolvendo o conceito de ângulo? A pesquisa ... -
Programação linear na escola básica
(2013) [Dissertação]Neste trabalho discutimos a inserção de tópicos básicos de Programação Linear em duas variáveis no ensino médio e apresentamos os resultados da aplicação de uma sequência didática abordando este tema. A aplicação da sequência ... -
Programação na resolução de problemas envolvendo polígonos regulares por meio do Scratch : uma experiência no Ensino Fundamental
(2021) [Dissertação]A presente pesquisa tem como objetivo investigar aspectos declarativos externalizados por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, ao programarem situações relacionadas à geometria dos polígonos regulares, por meio ... -
Programação nos anos iniciais : uma contribuição para a aprendizagem da matemática
(2019) [Dissertação]O presente trabalho de dissertação de cunho qualitativo tem por objetivo analisar como a programação pode contribuir para a construção de conceitos relacionados à localização e movimentação espacial. Para isso, fundamenta-se ... -
Programando com Scratch no Ensino Fundamental : uma possibilidade para a construção de conceitos matemáticos
(2021) [Dissertação]A presente pesquisa propõe-se a analisar os impactos da programação no desenvolvimento de conceitos matemáticos e do pensamento computacional em âmbito escolar. A pesquisa foi desenvolvida com oito estudantes de 8º ou 9º ... -
Projetos de modelagem e performance matemática digital no ensino fundamental : alunos em um sistema de atividade
(2020) [Dissertação]Neste estudo, apresentamos uma proposta com projetos de Modelagem e Performance Matemática Digital (PMD) realizada com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública de Porto Alegre (RS). Trazemos ... -
Uma proposta de ensino da trigonometria com uso do sofware GeoGebra
(2012) [Dissertação]Esta dissertação apresenta uma proposta de ensino da Trigonometria para estudantes do Ensino Médio, baseada na utilização do software GeoGebra. Seu principal objetivo é avaliar a aprendizagem da Trigonometria propiciada ... -
Proposta de ensino de estatística em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental com uso do programa R-commander
(2014) [Dissertação]Muitas pesquisas estão sendo realizadas na área de ensino de Matemática que apontam a necessidade e os benefícios educacionais no estudo e no ensino de conceitos estatísticos. Neste contexto, este trabalho traz a proposta ... -
Uma proposta de ensino de estatística na 8ª série/9º ano do ensino fundamental
(2011) [Dissertação]O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta para o ensino de Estatística na 8ªsérie/9º ano do Ensino Fundamental, verificando como se desenvolve o ensino desta ciência neste nível de escolaridade e qual a contribuição ... -
Uma proposta de ensino de probabilidade no Ensino Médio
(2012) [Dissertação]Este trabalho desenvolve, analisa e valida uma sequência didática para o ensino de Probabilidade no Ensino Médio. As atividades foram aplicadas em uma turma de vinte e cinco alunos do Ensino Médio noturno de uma escola da ... -
Uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médio
(2012) [Dissertação]O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar uma proposta de estudo do assunto Programação Linear no currículo do Ensino Médio na disciplina de matemática. Faremos uma revisão acerca de alguns temas relevantes ... -
Registros de representações semióticas no estudo de sistemas de equações de 1º grau com duas variáveis usando o software GeoGebra
(2014) [Dissertação]Este estudo descreve momentos da investigação de um trabalho aplicado em uma turma de uma escola da rede privada de ensino de Florianópolis. Aborda o estudo dos Sistemas de Equações Lineares de Duas Variáveis no Ensino ... -
Registros dinâmicos de representação e aprendizagem de conceitos de geometria analítica
(2017) [Dissertação]A Teoria dos Registros de Representação, de Duval, compreende e analisa a peculiaridade dos objetos matemáticos, acessíveis através de suas diferentes representações. Fischbein e Hershkowitz, entre outros teóricos, ... -
Uma releitura dos princípios montessorianos para o ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
(2015) [Dissertação]Em 1870, na Itália, nasce Maria Montessori. De uma criança e adolescente curiosa, surge uma mulher corajosa e com ideias à frente de seu tempo. Ingressa na Faculdade de medicina, tornando-se a primeira mulher a concluí-la ... -
Resolução de equações do 1º grau com uma incógnita por meio do uso do material algebra tiles
(2020) [Dissertação]A presente pesquisa investigacomo o uso do material manipulativo Algebra Tiles pode contribuir para o desenvolvimento, pelos alunos,do procedimento para resolução de equações do primeiro com uma incógnitana resolução de ... -
A resolução de problemas e seus aspectos pedagógicos : uma reflexão com (futuros) professores de matemática
(2023) [Dissertação]O objetivo desta pesquisa é analisar quais são as concepções construídas por alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre Resolução de Problemas e seus aspectos pedagógicos. ... -
Resolução de problemas relacionados à teoria de Grafos no Ensino Fundamental
(2015) [Dissertação]O objetivo desta dissertação é apresentar uma pesquisa e investigação que validam uma proposta de sequência didática que utiliza a perspectiva metodológica da Resolução de Problemas para ensinar conceitos relacionados à ... -
Ressonâncias do aprender em Deleuze em um fazer docente a partir da exploração do conceito de fração em turmas do sexto ano do Ensino Fundamental
(2017) [Dissertação]Aprender decorre da interpretação que cada pessoa faz do que está a sua volta e lhe emite signos. Este pressuposto norteou a construção deste texto, a partir de uma prática docente desenvolvida em duas turmas de estudantes ... -
A retomada de relações entre grandezas no Ensino Médio e sua tradução para a linguagem de funções
(2013) [Dissertação]Esta dissertação apresenta os resultados da aplicação de uma Sequência Didática que tratou da retomada do estudo de relacionamento entre grandezas no Ensino Médio e a tradução de alguns destes relacionamentos para a linguagem ... -
Uma revisitação aos conjuntos numéricos no Ensino Médio
(2015) [Dissertação]Esta dissertação trata principalmente de uma proposta de retomada do estudo de números no Ensino Médio através dos conjuntos numéricos, a título de revisão e aprofundamento sobre os mesmos. Apresenta também os resultados ...