Ensino de Física: Últimas Submissões
Resultados 51-60 de 207
-
Modos de discurso usados por licenciandos em física da UFRGS em questões sociocientíficas
(2019) [Dissertação]Esta dissertação tem como pano de fundo o discurso dos movimentos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) difundidos no Brasil. Por meio da realização de dois grupos focais, procurou-se evidenciar quais modos de discurso que ... -
Implicações do conhecimento conectado para o ensino de física : uma análise do projeto gurias nas exatas
(2019) [Dissertação]Segundo dados disponibilizados pelo CNPq o número de mulheres na graduação, mestrado e doutorado é maior do que o de homens. No entanto, a distribuição de mulheres em relação a área de atuação não é homogênea. No Brasil, ... -
Resolução de problemas abertos para aprendizagem de física no ensino médio na perspectiva da modelagem didático-científica
(2018) [Tese]Atividades de resolução de problemas de física em nível médio, via de regra, resumem-se à memorização, por parte dos estudantes, de procedimentos rotineiros e busca da equação que melhor se encaixa nos dados fornecidos no ... -
Adoção de inovações didáticas no ensino universitário de física na perspectiva de transposições praxeológicas
(2019) [Tese]Diminuir a distância entre pesquisa e prática em Educação em Ciências é um objetivo a ser perseguido. Em particular, algumas inovações didáticas, como métodos ativos de ensino, que apresentam bons resultados em pesquisas ... -
O acesso ao ensino superior público brasileiro : um estudo quantitativo a partir dos microdados do Exame Nacional do Ensino Médio
(2019) [Tese]Uma das maiores exigências da sociedade neoliberal é uma elevada qualificação educacional para a entrada, ou permanência, no mercado de trabalho. Hoje, um título do ensino superior é critério seletivo para a maioria dos ... -
O ensino de física via aprendizagem baseada em projetos : um estudo à luz da teoria antropológica do didático
(2018) [Tese]As investigações sobre como tornar o ensino centrado nos estudantes e envolvê-los ativamente no processo de ensino-aprendizagem têm recebido especial atenção em pesquisas da área de ensino de Ciências nos últimos anos. Uma ... -
O lado oculto do fóton : a estabilização de um actante mediada por diferentes gêneros do discurso
(2018) [Tese]Apresentamos, nesta tese, uma investigação sobre a estabilização ontológica do fóton, um actante inicialmente articulado no contexto da primeira revolução da Física Quântica. Partindo dos Estudos da Ciência de Bruno Latour, ... -
Uma abordagem do tema estruturante matéria e radiação no Curso Normal
(2018) [Dissertação]Este trabalho narra a aplicação de uma proposta que aborda um tema de Física Moderna e Contemporânea na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O tópico “matéria e radiação” foi escolhido para ser ... -
Formação continuada de professores em larga escala: um estudo sobre o Mestrado profissional em ensino de física
(2018) [Dissertação]O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) surgiu como uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e como uma forma de Mestrado Profissional em rede, em que os mais de 60 polos vinculados devem ... -
Interdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos
(2017) [Dissertação]Este trabalho analisa se o estabelecimento de uma relação de interdisciplinaridade entre a Física e a Biologia pode servir como facilitador para a aprendizagem significativa de conceitos físicos por alunos do Ensino Médio. ...