Navegação Ensino de Física por Autor "Veit, Eliane Angela"
Resultados 1-20 de 30
-
Adoção e difusão de inovações didáticas em disciplinas de física geral : estudos de caso em duas universidades públicas brasileiras
Müller, Maykon Gonçalves (2017) [Tese]Tornar o ensino centrado nos estudantes tem sido foco de atenções de grande parte da área de pesquisa e ensino de Ciências nos últimos 30 anos. Essa tendência tem origem nos resultados poucos positivos em relação à ... -
Uma alternativa didática às aulas tradicionais : o engajamento interativo obtido por meio do uso do método peer instruction (instrução pelos colegas)
Vieira, A. S. (2014) [Dissertação]É consensual no campo da Educação que métodos tradicionais de ensino apresentam baixa eficiência no que se refere à aprendizagem dos alunos. Tais métodos são predominantemente baseados em aulas expositivas monológicas, com ... -
Aplicação do método Peer Instruction na abordagem das leis de Newton no ensino médio
Bernardes, Jader (2016) [Dissertação]Este trabalho teve como objetivo a elaboração de uma sequência didática em nível de Ensino Médio sobre Leis de Newton, para ser utilizada com o método de ensino Peer Instruction. (Instrução pelos Colegas). Esta sequência ... -
Aprendizagem de conceitos físicos relacionados com circuitos elétricos em regime de corrente alternada com uso da placa Arduino
Dröse Neto, Breno (2013) [Dissertação]O objetivo deste trabalho foi investigar as dificuldades encontradas pelos alunos na aprendizagem de circuitos elétricos em regime de corrente alternada (CA). Especificamente investigamos: i) dificuldades de aprendizagem ... -
Aprendizagem de física, trabalho colaborativo e crenças de autoeficácia : um estudo de caso com o método team-based learning em uma disciplina introdutória de eletromagnetismo
Oliveira, Tobias Espinosa de (2016) [Dissertação]O ensino de Física Geral nas universidades brasileiras é frequentemente relacionado a dois problemas correlacionados: dificuldade de aprendizagem e desmotivação. Ambos são agravados pela adoção estrita do método de ensino ... -
Atividades de aquisição de dados no laboratório de física em cursos de tecnologia
Figueira, Jalves Sampaio (2005) [Dissertação]No presente trabalho é proposto um conjunto de atividades de aquisição de dados para um laboratório didático de Física, no contexto de ensino tecnológico de escolas técnicas. São construídas rotinas de programação com a ... -
Atividades experimentais de física à luz da epistemologia de Laudan : ondas mecânicas no ensino médio
Morini, Lizandra Botton Marion (2009) [Dissertação]Nesse trabalho apresenta-se um conjunto de cinco atividades sobre ondas mecânicas, integrando experiências reais e virtuais. Associações entre a epistemologia de Laudan e o processo de aprendizagem inspiraram a concepção ... -
Atividades experimentais e crenças de autoeficácia : um estudo de caso com o método episódios de modelagem
Selau, Felipe Ferreira (2017) [Dissertação]Parte da comunidade de pesquisa em ensino de Física tem devotado atenção ao estudo de métodos ativos de ensino que primam pela centralização do processo de ensino-aprendizagem no aluno. Além da aprendizagem conceitual, ... -
Comunidades de prática como espaços integradores nos Institutos Federais
Mega, Daniel Farias (2021) [Tese]A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), no ano de 2008, foi um marco significativo nas políticas públicas para a educação profissional no Brasil. Com o objetivo de ministrar, prioritariamente, ... -
Construção e aplicação de um material didático para inserção da Astronomia no ensino médio : uma proposta baseada nos referenciais curriculares do Rio Grande do Sul
Moretti, Roberta Lima (2012) [Dissertação]Um novo referencial curricular para o estado do Rio Grande do Sul foi estabelecido e passou a vigorar em março de 2010. Intitulado Lições do Rio Grande, tal referencial preserva os temas estruturantes das Orientações ... -
Contribuições de um espaço de ensino não formal na formação de identidades de estudantes do ensino básico à luz da Teoria Social da Aprendizagem de Wenger : um estudo de caso no Centro de Tecnologia Acadêmica Júnior (CTA Jr.)
Weihmann, Guilherme (2022) [Dissertação]A desmotivação em aprender Física e a dificuldade dos alunos em atribuir significado a conteúdos apresentados em sala de aula são alguns dos problemas enfrentados pelo Ensino de Física nas escolas públicas do Brasil. Na ... -
Crenças e atitudes sobre o uso de atividades experimentais e computacionais no ensino de física por parte de professores do ensino médio
Heidemann, Leonardo Albuquerque (2011) [Dissertação]A literatura aponta diversas vantagens para o uso de atividades experimentais (AE) e de atividades computacionais (AC) no ensino de Física. Estudos mais recentes têm concluído que a combinação desses dois recursos pode ser ... -
O cultivo de comunidades de prática para a formação continuada de professores na interface Escola-Universidade : um olhar histórico sobre as vivências do núcleo de pesquisas em inovação curricular
Souza, Douglas Grando de (2021) [Dissertação]Diante dos problemas enfrentados na Formação Continuada de Professores no Brasil, marcada pelo distanciamento entre as discussões em nível universitário e as urgências experimentadas no cotidiano escolar, é fundamental que ... -
Cultivo de una comunidad de práctica virtual para la resignificación de los procesos de formación inicial de profesores de Física
Vera Rey, Elkin Adolfo (2021) [Tese]La brecha entre la investigación educativa y la práctica docente es un tema ampliamente discutido por más de 20 años, tanto a nivel general, como específico de la enseñanza de las ciencias. Una alternativa señalada en la ... -
Ensino de calorimetria com ênfase no desenvolvimento da habilidade de leitura e interpretação de gráficos
Schneider, Gabriel Schabbach (2016) [Dissertação]Neste trabalho é apresentada uma proposta para o ensino de termometria e calorimetria, em nível de ensino médio, que enfatiza a habilidade de leitura e interpretação de gráficos. A motivação do trabalho é o crescente aumento ... -
O ensino de física via aprendizagem baseada em projetos : um estudo à luz da teoria antropológica do didático
Pasqualetto, Terrimar Ignacio (2018) [Tese]As investigações sobre como tornar o ensino centrado nos estudantes e envolvê-los ativamente no processo de ensino-aprendizagem têm recebido especial atenção em pesquisas da área de ensino de Ciências nos últimos anos. Uma ... -
O ensino de fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância para alunos de graduação
Müller, Alexei Machado (2013) [Dissertação]O número de cursos na modalidade a distância tem aumentado consideravelmente no mundo, porém existe um grande receio por parte de muitos que o ensino nessa modalidade tenha qualidade inferior ao apresentado na modalidade ... -
A estratégia da modelagem didático-científica reflexiva para a conceitualização real no ensino de física
Brandão, Rafael Vasques (2012) [Tese]No contexto das pesquisas em Ensino de Física é praticamente consensual a relevância de estratégias didáticas que privilegiem uma reflexão crítica dos conteúdos trabalhados, tanto por parte de estudantes, quanto por parte ... -
Um estudo explanatário sobre as dificuldades e avanços de estudantes de graduação em física em situações experimentais do campo conceitual da modelagem didático-científica envolvendo ótica
Weber, Rodrigo Pereira (2021) [Dissertação]O enfoque na modelagem científica tem sido apontado como uma alternativa para fomentar a vinculação entre teoria e prática no ensino de Física. Alinhado com essa perspectiva, foi realizado um estudo focado na análise das ... -
Exoplanetas como tópico de Astronomia motivador e inovador para o ensino de Física no ensino médio
Andrade, Mauricio Henrique de (2012) [Dissertação]Este trabalho consistiu de uma experiência didática que teve como objetivo central desenvolver um material sobre Astronomia, com ênfase em Exoplanetas, motivador e inovador para o ensino de Física. A fim de torná-lo versátil ...