Navegação Ensino de Física por Autor "Ostermann, Fernanda"
Resultados 21-32 de 32
-
Investigando enunciados sobre a interdisciplinaridade no contexto das mudanças curriculares para o ensino médio no Brasil e no Rio Grande do Sul
Mozena, Erika Regina (2014) [Tese]A partir das mudanças curriculares operadas no Brasil e no Rio Grande do Sul na direção de se institucionalizar a interdisciplinaridade na escola básica e das lacunas apresentadas pelas pesquisas da área, principalmente ... -
O lado oculto do fóton : a estabilização de um actante mediada por diferentes gêneros do discurso
Lima, Nathan Willig (2018) [Tese]Apresentamos, nesta tese, uma investigação sobre a estabilização ontológica do fóton, um actante inicialmente articulado no contexto da primeira revolução da Física Quântica. Partindo dos Estudos da Ciência de Bruno Latour, ... -
Onda ou partícula? : estudo das trajetórias ontológicas de actantes quânticos em livros didáticos de Física da educação básica e superior
Vazata, Pedro Antônio Viana (2022) [Dissertação]Na presente dissertação, propomos uma análise da forma como as diferentes ontologias do problema da dualidade onda-partícula são apresentadas em livros didáticos de ensino básico e superior. Nosso objetivo é investigar as ... -
Pensamento Bakhtiniano e perspectivas críticas : elementos para uma formação contra-hegemônica de professores de ciências
Deconto, Diomar Caríssimo Selli (2020) [Tese]O presente trabalho, de natureza teórica, está inserido no contexto da formação de professores de Ciências, abordando-a sob a ótica do pensamento bakhtiniano em correlação com as perspectivas críticas de ensino de ciências. ... -
A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na disciplina de metodologia do ensino de física : um estudo na formação de professores à luz do referencial sociocultural
Deconto, Diomar Caríssimo Selli (2014) [Dissertação]Este trabalho envolve a temática Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na formação de professores de Física. O objetivo da pesquisa foi estudar a compreensão sobre inter-relações CTS e aspectos didático-pedagógicos do ... -
Uma perspectiva sociocultural para a introdução de conceitos de física quântica no ensino médio : análise das interações discursivas em uma unidade didática centrada no uso do interferômetro virtual de Mach-Zehnder
Telichevesky, Lucas (2015) [Dissertação]Este trabalho relata a produção, implementação e avaliação de um curso sobre física quântica destinado a alunos do Ensino Médio. A unidade didática foi inspirada nas propostas de Ostermann et al. (2009) e Pessoa Jr. (1997, ... -
Políticas públicas de formação continuada de professores : investigações sobre o Mestrado nacional profissional em ensino de física
Rebeque, Paulo Vinicius dos Santos (2017) [Tese]Na presente tese de doutorado, apresentamos nossas investigações acerca do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) enquanto dispositivo de política pública de formação continuada de professores. O ... -
Por uma pesquisa em ensino de física menos universal : considerando contextos e idioculturas na educação científica
Pinheiro, Nathan Carvalho (2016) [Tese]A presente pesquisa investigou diferentes usos e sentidos atribuídos ao conceito de contextualização na educação científica e explorou um modelo teórico para pensá-lo, baseado na psicologia cultural de Michael Cole. A ... -
Projetos curriculares interdisciplinares e a temática da energia
Bucussi, Alessandro Aquino (2005) [Dissertação]Partindo das contribuições da pesquisa em Ensino de Física, Ensino de Ciências e Educação, fizemos uma leitura dos atuais parâmetros e diretrizes curriculares da legislação educacional brasileira para incorporar alguns de ... -
Uma proposta de educação científica para a formação do docente do campo
Souza, Josiane de (2020) [Tese]Nesse trabalho nos dedicamos a buscar perspectivas teórico-metodológicas que pudessem nos auxiliar na concepção da educação científica para a formação no âmbito das Licenciaturas em Educação do Campo. Inicialmente, realizamos ... -
Uma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmica
Latosinski, E.S. (2013) [Dissertação]Nesta dissertação apresentamos o relato da implementação de um projeto de ensino junto a uma turma de ensino técnico profissionalizante na área de Informática do Instituto Federal Farroupilha, localizado na cidade de São ... -
O tema da supercondutividade no nível médio : desenvolvimento de material hipermídia fundamentado em epistemologias contemporâneas
Spohr, Carla Beatriz (2008) [Dissertação]Neste trabalho descrevemos a concepção e o desenvolvimento de uma página na Internet sobre o tema da supercondutividade, bem como o uso e avaliação da página como instrumento de ensino em uma turma de terceiro ano do Ensino ...