Navegação Ensino de Física por Autor "Ribeiro-Teixeira, Rejane Maria"
Resultados 1-10 de 10
-
A aquisição automática de dados proporcionando discussões conceituais na física térmica do ensino médio
Sias, Denise Borges (2006) [Dissertação]Diante dos problemas vivenciados no ensino da Física cabe ao professor a tarefa de tentar combater as dificuldades de seus alunos, proporcionando-lhes experiências de aprendizagem eficazes, procurando atualizar, tanto ... -
Arduino : uma ferramenta para aquisição de dados, controle e automação de experimentos de óptica em laboratório didático de física no ensino médio
Santos, Elio Molisani Ferreira (2014) [Dissertação]O presente trabalho tem como proposta apresentar algumas possibilidades para o uso da placa de prototipagem Arduino, uma plataforma de hardware e software livres, em conjunto com as tecnologias da informação e comunicação ... -
Atividades de ótica exploradas no ensino médio através de reflexões epistemológicas com o emprego do V de Gowin
Batistella, Carmes Ana da Rosa (2007) [Dissertação]A Física tem uma maneira própria de olhar a natureza e de estudar seus fenômenos. Por essa razão, o ensino-aprendizagem de Física não pode estar centrado na transmissão de informações, mas sim na construção do conhecimento ... -
Ensino de física no 9º ano : uma proposta metodológica com projetos desenvolvidos a partir de situações-problema
Pasqualetto, Terrimar Ignacio (2011) [Dissertação]A presente dissertação apresenta o relato da implementação de uma proposta metodológica para alunos do 9º ano do ensino fundamental, aos quais foram oferecidas atividades centradas em situações-problema. Tais atividades ... -
A Física dos movimentos analisada a partir de vídeos do cotidiano do aluno : uma proposta para a oitava série
Calloni, Gilberto José (2010) [Dissertação]Este trabalho propõe introduzir conteúdos de Física, de modo a torná-los atrativos para alunos de 8ª série, através do estudo de situações divertidas, como os movimentos presentes em atividades esportivas e de lazer do seu ... -
Interdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos
Bocchi, José Antonio Afonso da Costa (2017) [Dissertação]Este trabalho analisa se o estabelecimento de uma relação de interdisciplinaridade entre a Física e a Biologia pode servir como facilitador para a aprendizagem significativa de conceitos físicos por alunos do Ensino Médio. ... -
Introduzindo física moderna no ensino médio a partir do tema estruturador radiação eletromagnética : luz, cores e aplicações médicas
Moura, Jose Fernando Canovas de (2014) [Dissertação]Neste trabalho são propostos textos e atividades para apresentação em sala de aula de temas relacionados com oscilações, ondas, radiação eletromagnética, cores, propriedades corpusculares da luz, modelos atômicos, radiações ... -
Uma proposta para o ensino de eletrodinâmica no nível médio
Moraes, Maria Beatriz dos Santos Almeida (2005) [Dissertação]Neste trabalho é apresentada uma proposta para o ensino de Eletrodinâmica, aplicada, durante o segundo trimestre do ano 2004, a duas turmas, com trinta e oito e quarenta alunos, respectivamente, de terceiro ano do Ensino ... -
Tecnologias computacionais como recurso complementar no ensino de física térmica
Cenne, Arlindo Henrique Hoch (2007) [Dissertação]O ensino de Física no Brasil passa por muitas dificuldades. Cabe ao professor a tarefa de buscar novas metodologias de ensino para tornar as aulas mais interativas e atraentes para os alunos, como forma de despertar maior ... -
Utilizando demonstrações em vídeo para o ensino de física térmica no ensino médio
De Carli, Eloir (2014) [Dissertação]Neste trabalho busca-se desenvolver um material instrucional que possa servir de motivação para o estudo do conteúdo de Física Térmica para estudantes de nível médio. O material desenvolvido se constitui de vídeos curtos ...