Navegação Ensino de Física por Data do documento
Resultados 81-100 de 203
-
Investigação da aprendizagem em física básica universitária a partir de um ensino que integra situações e conceitos das disciplinas de cálculo I e de física I
(2013) [Tese]A presente tese teve por objetivo investigar e desenvolver formas alternativas de abordagem dos conteúdos matemáticos de Cálculo I, através de sua integração com conteúdos da disciplina de Física I, com vistas à aprendizagem ... -
O ensino de fundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância para alunos de graduação
(2013) [Dissertação]O número de cursos na modalidade a distância tem aumentado consideravelmente no mundo, porém existe um grande receio por parte de muitos que o ensino nessa modalidade tenha qualidade inferior ao apresentado na modalidade ... -
Metodologias interativas de ensino na formação de professores de física : um estudo de caso com o peer instruction
(2013) [Dissertação]O objetivo geral deste trabalho é investigar a prática de metodologias interativas de ensino, em específico o método Peer Instruction, Instrução pelos Colegas (IpC) em uma tradução livre, no contexto de uma escola de ... -
Aprendizagem de conceitos físicos relacionados com circuitos elétricos em regime de corrente alternada com uso da placa Arduino
(2013) [Dissertação]O objetivo deste trabalho foi investigar as dificuldades encontradas pelos alunos na aprendizagem de circuitos elétricos em regime de corrente alternada (CA). Especificamente investigamos: i) dificuldades de aprendizagem ... -
Uma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmica
(2013) [Dissertação]Nesta dissertação apresentamos o relato da implementação de um projeto de ensino junto a uma turma de ensino técnico profissionalizante na área de Informática do Instituto Federal Farroupilha, localizado na cidade de São ... -
Representações sociais de conceitos de física moderna e contemporânea
(2013) [Tese]Na perspectiva da aprendizagem significativa, o conhecimento prévio, ou subsunçor, do aprendiz é imprescindível para que ocorra a ancoragem cognitiva. As representações sociais, juntamente com outras ideias que compõem a ... -
Estudo de conceitos da termodinâmica no ensino médio por meio de UEPS
(2014) [Dissertação]Esta dissertação é o relato da aplicação de quatro Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) voltadas ao ensino de conceitos de Termodinâmica em uma escola pública de Ensino Médio. Nas unidades de ensino são ... -
O desafio dos pequenos projetos de física no programa adolescente aprendiz
(2014) [Dissertação]Esta dissertação apresenta uma proposta de ensino de Física aplicada a adolescentes trabalhadores, vinculados ao Programa Adolescente Aprendiz, com o foco na progressão escolar deles. Para uma maior motivação e interação ... -
Esquemas conceituais como recurso de ensino, aprendizagem e avaliação na eletrodinâmica em nível médio
(2014) [Dissertação]O sistema educacional enfrenta inúmeras dificuldades para atender às demandas de sua clientela. A busca incessante por novas estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação faz parte do cotidiano do professor que deseja ... -
Uma proposta para a introdução dos plasmas no estudo dos estados físicos da matéria no ensino médio
(2014) [Dissertação]A presente dissertação trata de um relato de experiência da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), tendo como base o ensino dos Estados Físicos da Matéria em especial focando o estudo dos ... -
Ensino de física na educação de jovens e adultos : contextualizando de uma forma significativa o estudo da eletricidade
(2014) [Dissertação]O presente trabalho traz uma proposta de ensino de eletricidade na modalidade da EJA no Colégio Luterano da Paz localizado no bairro Sarandi, na Cidade de Porto Alegre. O objetivo principal deste trabalho era de criar uma ... -
Arduino como uma ferramenta mediadora no ensino de física
(2014) [Dissertação]Esta dissertação apresenta uma atividade direcionada aos alunos do terceiro ano do Curso Técnico de Informática. A ideia foi utilizar microcontroladores, Arduino, como ferramenta mediadora no Ensino de Física. Para desenvolver ... -
O legado de Madame Curie : uma abordagem CTS para o ensino da radioatividade
(2014) [Dissertação]Nesta dissertação relatamos uma experiência de ensino de Radioatividade motivada na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e trabalhada com os estudantes do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche ... -
Representações sociais da física
(2014) [Dissertação]Nesta dissertação de mestrado, procurou-se identificar as possíveis representações sociais da Física entre pessoas (N = 9.617) de diferentes grupos sociais. A importância dessas representações sociais decorre de que o ... -
Estudo de circuitos elétricos : utilizando simulação computacional para preparar o uso de circuitos reais
(2014) [Dissertação]Aulas experimentais são indispensáveis para o adequado aprendizado de conteúdos de Física. Nos últimos anos, surgiram diversos softwares de simulação de experimentos de Física. A partir da utilização de softwares, busca-se ... -
Investigando enunciados sobre a interdisciplinaridade no contexto das mudanças curriculares para o ensino médio no Brasil e no Rio Grande do Sul
(2014) [Tese]A partir das mudanças curriculares operadas no Brasil e no Rio Grande do Sul na direção de se institucionalizar a interdisciplinaridade na escola básica e das lacunas apresentadas pelas pesquisas da área, principalmente ... -
Uma alternativa didática às aulas tradicionais : o engajamento interativo obtido por meio do uso do método peer instruction (instrução pelos colegas)
(2014) [Dissertação]É consensual no campo da Educação que métodos tradicionais de ensino apresentam baixa eficiência no que se refere à aprendizagem dos alunos. Tais métodos são predominantemente baseados em aulas expositivas monológicas, com ... -
A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na disciplina de metodologia do ensino de física : um estudo na formação de professores à luz do referencial sociocultural
(2014) [Dissertação]Este trabalho envolve a temática Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na formação de professores de Física. O objetivo da pesquisa foi estudar a compreensão sobre inter-relações CTS e aspectos didático-pedagógicos do ... -
Uma proposta para a introdução ao uso de tecnologias no ensino de física experimental dirigida a licenciandos de física
(2014) [Dissertação]Há décadas pesquisas e diretrizes educacionais no ensino de Física apontam que nós, professores, devemos diversificar as estratégias e metodologias de aprendizagem, nos apropriando e utilizando diferentes recursos didáticos ... -
Arduino : uma ferramenta para aquisição de dados, controle e automação de experimentos de óptica em laboratório didático de física no ensino médio
(2014) [Dissertação]O presente trabalho tem como proposta apresentar algumas possibilidades para o uso da placa de prototipagem Arduino, uma plataforma de hardware e software livres, em conjunto com as tecnologias da informação e comunicação ...