Navegação Ensino de Física por Data do documento
Resultados 101-120 de 199
-
Ensino de conceitos básicos de eletricidade através da análise do consumo de energia elétrica em uma escola de ensino médio
(2014) [Dissertação]Neste trabalho, é apresentada uma proposta para o ensino de conceitos de eletricidade para alunos do Ensino Médio através de um projeto sobre o consumo de energia elétrica. Há uma carência nos livros didáticos brasileiros, ... -
Representações sociais da física
(2014) [Dissertação]Nesta dissertação de mestrado, procurou-se identificar as possíveis representações sociais da Física entre pessoas (N = 9.617) de diferentes grupos sociais. A importância dessas representações sociais decorre de que o ... -
Esquemas conceituais como recurso de ensino, aprendizagem e avaliação na eletrodinâmica em nível médio
(2014) [Dissertação]O sistema educacional enfrenta inúmeras dificuldades para atender às demandas de sua clientela. A busca incessante por novas estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação faz parte do cotidiano do professor que deseja ... -
Investigando enunciados sobre a interdisciplinaridade no contexto das mudanças curriculares para o ensino médio no Brasil e no Rio Grande do Sul
(2014) [Tese]A partir das mudanças curriculares operadas no Brasil e no Rio Grande do Sul na direção de se institucionalizar a interdisciplinaridade na escola básica e das lacunas apresentadas pelas pesquisas da área, principalmente ... -
O legado de Madame Curie : uma abordagem CTS para o ensino da radioatividade
(2014) [Dissertação]Nesta dissertação relatamos uma experiência de ensino de Radioatividade motivada na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e trabalhada com os estudantes do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche ... -
Perspectivas sobre a evolução histórica do conceito de luz e sua integração com a fotografia para o ensino da óptica
(2014) [Dissertação]A presente dissertação pretende mostrar o desenvolvimento, a execução, a análise e as conclusões provenientes de uma pesquisa de mestrado em Ensino de Física, cuja finalidade esteve em avaliar o impacto de uma abordagem ... -
Utilizando demonstrações em vídeo para o ensino de física térmica no ensino médio
(2014) [Dissertação]Neste trabalho busca-se desenvolver um material instrucional que possa servir de motivação para o estudo do conteúdo de Física Térmica para estudantes de nível médio. O material desenvolvido se constitui de vídeos curtos ... -
O uso de videoaulas para a aprendizagem de cinemática
(2014) [Dissertação]Nesse trabalho foi produzido um minicurso de Cinemática com ênfase em interpretação de gráficos. Foram elaboradas seis Videoaulas que abrangeram conceitos básicos da Cinemática tais como referencial, posição, deslocamento, ... -
Complementaridade onda-partícula e emaranhamento quântico na formação de professores de física segundo a perspectiva sociocultural
(2015) [Tese]Esta pesquisa foi realizada em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e dedicou-se ao estudo de alguns conceitos de Física Quântica na formação de professores de Física, sob a perspectiva do referencial ... -
Unidades de ensino potencialmente significativas em teoria eletromagnética : influências na aprendizagem de alunos de graduação e uma proposta inicial de um campo conceitual para o conceito de campo eletromagnético
(2015) [Tese]Neste trabalho discutimos os resultados de uma pesquisa envolvendo três estudos sobre as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, propostas por Moreira (2011), aplicadas ao Eletromagnetismo, tendo como corpo ... -
Inserindo conceitos e princípios de mecânica quântica no ensino médio : estados quânticos e superposição linear de estados
(2015) [Tese]Apresenta-se, nesta tese, os resultados da investigação da compreensão de alguns conceitos e princípios de Mecânica Quântica por alunos de Ensino Médio de duas escolas públicas em um curso de, aproximadamente, 25 horas-aula, ... -
Apropriação discursiva de modelos de formação docente em trabalhos de conclusão de um mestrado profissional em ensino de física
(2015) [Dissertação]Tem-se percebido uma expressiva expansão de mestrados profissionais (MP) na área de Ensino desde a homologação pela Capes, em 2001, de um documento que afirma a necessidade de desenvolvimento da pós-graduação profissional ... -
Ressignificação das atividades experimentais no ensino de física por meio do enfoque no processo de modelagem científica
(2015) [Tese]A forma dissociada como teoria e prática são frequentemente tratadas no ensino de Física contribui para que os estudantes tenham dificuldades para dar sentido aos conhecimentos científicos. Analisando especificamente as ... -
Laser de rubi : uma abordagem em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
(2015) [Tese]A Tese em Ensino de Física, “Laser de Rubi: uma abordagem baseada em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)”, possui como referencial teórico principalmente a Teoria da Assimilação e da Retenção Significativas ... -
Ensino de termodinâmica a partir de situações da engenharia : integrando as metodologias de projetos e as unidades de ensino potencialmente significativas
(2015) [Tese]Dentre os problemas tradicionalmente acatados pela educação em ciências, cita-se o desenvolvimento e avaliação de estratégias para o ensino de conceitos científicos. A literatura também apresenta vários problemas no Ensino ... -
Experimentos de baixo custo para o ensino de física em nível médio usando a placa Arduino-UNO
(2015) [Dissertação]Um dos principais desafios que um professor de Física enfrenta ao tentar atualizar suas aulas e trazer novas abordagens para o contexto escolar diz respeito a infraestrutura necessária para implementá-las. O presente ... -
Proposta didática para desenvolver o tema da supercondutividade no ensino médio
(2015) [Dissertação]Este trabalho é a narrativa de uma experiência didática de aplicação de um módulo que integrou o tópico de Supercondutividade no Ensino Médio regular de uma escola pública situada na cidade de Veranópolis, RS, sob o ... -
Uma perspectiva sociocultural para a introdução de conceitos de física quântica no ensino médio : análise das interações discursivas em uma unidade didática centrada no uso do interferômetro virtual de Mach-Zehnder
(2015) [Dissertação]Este trabalho relata a produção, implementação e avaliação de um curso sobre física quântica destinado a alunos do Ensino Médio. A unidade didática foi inspirada nas propostas de Ostermann et al. (2009) e Pessoa Jr. (1997, ... -
Uma proposta de trabalho orientada por projetos de pesquisa para introduzir temas de física no 9º ano do ensino fundamental
(2016) [Dissertação]Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência didática que envolveu a aplicação de um módulo para inserir a Física no nono (9º) ano do Ensino Fundamental através da metodologia de projetos de pesquisa. A aplicação ... -
A contextualização da astronomia no ensino da termodinâmica
(2016) [Dissertação]Um dos desafios dos professores de física do ensino médio é realizar práticas que despertem o interesse dos alunos pelas aulas. O uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), a apresentação de experimentos e de ...