Browsing Academic and Technical Works by Author "Sperrhake, Renata"
Now showing items 1-20 of 26
-
Alfabetização inicial de crianças : um estudo sobre conjuntos de procedimentos para apropriação do sistema de escrita alfabética
Silva, Ingrid Erci Flack da (2017) [Work completion of graduation]Esta pesquisa tem o objetivo de evidenciar e analisar conjuntos de procedimentos metodológicos utilizados por mim e mais duas colegas durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande ... -
Alfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digital
Vogt, Francieli Bruckchem Peixoto (2020) [Work completion of graduation]Este Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação é resultado de uma Pesquisa Bibliográfica que teve como objetivo geral realizar uma pesquisa bibliográfica acerca dos termos ‘Alfabetização Digital’ e “Letramento Digital” ... -
A avaliação nacional da alfabetização e suas implicações no trabalho docente
Barros, Débora Dartora Alba (2019) [Work completion of graduation]A presente pesquisa teve como objetivo compreender quais as repercussões sobre a docência são observadas a partir da Avaliação Nacional da Alfabetização. Caracteriza-se como uma pesquisa de caráter qualitativo. A metodologia ... -
Avaliações externas estaduais da alfabetização e a produtividade discursiva de suas matrizes de referência
Santos, Dhietelly Morghana Almeida (2022) [Work completion of graduation]O presente trabalho se propôs a mapear e caracterizar as avaliações externas nos estados brasileiros e no Distrito Federal que tivessem como público-alvo as crianças em fase de alfabetização. Através desse mapeamento, foram ... -
Avaliações externas na educação : análises a partir de uma pesquisa bibliográfica
Moreira, Romero (2022) [Work completion of graduation]A pesquisa que caracteriza este Trabalho de Conclusão de Curso, teve por objetivo investigar em produções acadêmicas as razões da não conformidade docente com respeito às Avaliações Externas. Motiva a escrita deste TCC o ... -
Consciência fonológica na alfabetização de crianças : uma análise a partir de propostas planejadas para um 1º ano do Ensino Fundamental
Munari, Natália Martins (2019) [Work completion of graduation]Esta monografia possui caráter qualitativo e utiliza-se de análise documental do tipo técnico e de unidade tema (LÜDKE, 1986). Como objetivo geral busca-se investigar a consciência fonológica através de um viés pedagógico, ... -
Crianças como leitoras : a análise de um caderno de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a educação infantil
Mendieta, Isadora Charão (2020) [Work completion of graduation]Esta monografia tem por objetivo mapear e analisar como a leitura e a formação de leitores é abordada pelo caderno de formação de professores “Crianças como leitoras e autoras”, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade ... -
Uma década de implementação do ensino fundamental de nove anos: a produção acadêmica sobre a transição da educação Infantil para o ensino fundamental
Rodrigues, Rachel Moreira Almeida (2020) [Work completion of graduation]Este Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo mapear e analisar os trabalhos produzidos nos últimos dez anos sobre a transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental ... -
O desenvolvimento da consciência fonológica na educação infantil : uma proposta de intervenção pedagógica para crianças de uma escola da rede privada de Porto Alegre
Bersch, Vitória (2023) [Work completion of graduation]Este Trabalho de Curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo analisar o desenvolvimento de habilidades metafonológicas em crianças de 4 a 6 anos de idade a partir de uma proposta de intervenção pedagógica. Para ... -
Diferenciação do Ensino na Alfabetização : o papel das intervenções pedagógicas do professor no avanço dos alunos
Santos, Fernanda Teixeira dos (2017) [Work completion of graduation]O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal refletir sobre o papel do professor alfabetizador e de suas intervenções pedagógicas realizadas com alunos que necessitam de apoio direto para que avancem ... -
Discursos sobre alfabetização no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS : uma análise de suas representações
Sperrhake, Renata (2010) [Work completion of graduation]Este trabalho de conclusão de curso pretende investigar alguns dos discursos sobre alfabetização circulantes no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRGS, ao analisar as representações de alfabetização de alunas ... -
Educação empreendedora e governamentalidade neoliberal : uma análise da BNCC e do Almanaque Educadores: Educação Empreendedora na Prática
Prates, Maria Eduarda Leidens (2023) [Work completion of graduation]O presente trabalho enquadra-se nas pesquisas pós-críticas em educação no que tange aos estudos curriculares e objetiva compreender as relações entre a BNCC e a Educação Empreendedora no Almanaque Educadores: Educação ... -
O espelho de Ojesed : representações do feminino na obra Harry Potter
Silva, Lílian Carine Madureira Vieira da (2018) [Work completion of graduation]Este Trabalho de Conclusão de Curso pretende investigar e analisar as representações de gênero na obra Harry Potter a partir de quatro personagens femininas, sendo duas heroínas (Hermione Granger e Molly Weasley) e duas ... -
Estratégias didáticas e intervenções pedagógicas construtivistas e explícitas na alfabetização
Zago, Natasha Martins (2019) [Work completion of graduation]Esta monografia caracteriza-se por uma análise documental de 2 casos, sendo cada um deles um diário de classe de professora em formação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Curso de Pedagogia, ambos produzidos ... -
“Estudei, mas já esqueci” : significados atribuídos às avaliações internas pelas crianças
Machado, Paula Della Pace Vitoria (2019) [Work completion of graduation]Este trabalho tem como questão norteadora: “que significado os alunos atribuem às avaliações escolares?” e objetiva compreender, bem como problematizar, as significações das avaliações internas pelo ponto de vista dos ... -
A gestão docente dos conflitos entre alunos na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental
Thober, Daiane Schmidtke (2020) [Work completion of graduation]O objetivo principal desta pesquisa foi analisar como professores poderiam fazer uma boa gestão da sua sala de aula, no contexto dos conflitos entre alunos, na etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e compilar ... -
Os impactos do ensino remoto no processo de alfabetização de crianças : uma análise do retorno à educação presencial
Cardoso, Thaís Rodrigues (2022) [Work completion of graduation]Este trabalho de pesquisa tem como objetivos identificar quais os impactos causados no processo de alfabetização de crianças que cursaram os dois primeiros anos do Ensino Fundamental no período pandêmico e investigar as ... -
Justificativas para as escolhas didático-metodológicas como constituintes do trabalho docente
Martinelli, Jéssyca Rita (2018) [Work completion of graduation]Esta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso, do tipo análise documental, sendo o principal documento de análise o Diário de Classe elaborado durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, em uma turma ... -
A literatura infantil digital e suas possíveis contribuições no processo de alfabetização e letramento : uma análise da plataforma Elefante Letrado
Nunes, Giullia Barbieri (2022) [Work completion of graduation]As práticas que utilizam-se de literatura para inserção em uma realidade letrada já são extremamente benéficas para o processo de Alfabetização e Letramento de crianças. Reconhecendo a importância do incentivo à leitura ... -
As manifestações de afeto nas relações professor-aluno em tempo de de distanciamento social : um estudo de casos múltiplos em 4. anos do ensino fundamental
Azambuja, Luiza Geiss (2022) [Work completion of graduation]Esta pesquisa, para Trabalho de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, objetivou compreender como as relações de afeto entre professores e alunos se manifestaram durante a pandemia ...