Avaliação de desempenho como processo negocial no âmbito da Advocacia-Geral da União – AGU
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2010Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de apresentar, de forma sucinta, a importância da avaliação de desempenho sob a perspectiva da negociação coletiva no âmbito do Plano de Carreira dos servidores administrativos da Advocacia-Geral da União, para desenvolver uma política de gestão de pessoas dentro Recursos Humanos, com objetivo geral de estudar o processo de negociação, que permite o acompanhamento sistemático a atuação dos dirigentes, no modelo avaliação de desempenho de 360º e ...
O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de apresentar, de forma sucinta, a importância da avaliação de desempenho sob a perspectiva da negociação coletiva no âmbito do Plano de Carreira dos servidores administrativos da Advocacia-Geral da União, para desenvolver uma política de gestão de pessoas dentro Recursos Humanos, com objetivo geral de estudar o processo de negociação, que permite o acompanhamento sistemático a atuação dos dirigentes, no modelo avaliação de desempenho de 360º e suas novas propostas baseada na Lei 11.907/2009. Mostrando a importância da negociação e do diálogo frente às decisões a serem tomadas na criação do Plano de Carreira desta Instituição. O novo modelo de avaliação trouxe discussões entre servidores e dirigentes referentes ao sistema avaliativo, o que irá influenciar na vida profissional do servidor, cabendo então, a negociação coletiva entre servidores e dirigentes, para discutir o que se pode avaliar dentro de um novo sistema de avaliação. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, no Estudo de Caso, para analisar a descritiva de dados coletados, por meio de questionários com 27 questões, dentre elas, duas questões subjetivas. Os resultados demonstraram que o percentual de aprovação para aplicação do novo modelo de avaliação aplicado na AGU foi acima do esperado, aceito pelos servidores e dirigentes, o que contribuiu para os aspectos relacionados ao comprometimento, eficiência, no desempenho individual e institucional. Entretanto, muito embora positiva a percepção dos servidores com relação à avaliação de desempenho existem ainda vários fatores que ainda influenciam na sua eficácia. ...
Abstract
This study was developed with the aim of presenting succinctly the importance of performance evaluation from the perspective of collective bargaining under the Career Plan of administrative servers or the Advocate General of the Union to develop a management policy people in Human Resources with overall objective of studying the negotiation process, which allows the systematic tracking the performance of managers in performance assessment model 360 and its new proposals based on the Law 11.907/ ...
This study was developed with the aim of presenting succinctly the importance of performance evaluation from the perspective of collective bargaining under the Career Plan of administrative servers or the Advocate General of the Union to develop a management policy people in Human Resources with overall objective of studying the negotiation process, which allows the systematic tracking the performance of managers in performance assessment model 360 and its new proposals based on the Law 11.907/2009. Showing the importance of negotiation and dialogue in the face of decisions made in creating the Career Plan of this Institution. The new assessment model has brought discussions between servers and managers regarding the evaluation system, which will influence the life of the server, fitting then, collective bargaining between servers and managers to discuss what can be assessed within a new system evaluation. Regarding the methodology, it is an exploratory study of qualitative nature, the case study to analyze the descriptive data collected by questionnaire with 27 questions, among them two subjective questions. The results showed that the percentage of approval for implementation of the new evaluation model was applied to the AGU than expected, accepted by staff and managers, which contributed to the aspects related to commitment, efficiency, individual and institutional performance. However although the positive perception of the servers with respect to performance evaluation there are still many factors that influence their effectiveness. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância.
Collections
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Applied and Social Sciences (3537)
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