A formação da docente e a inclusão de tecnologias educacionais : os impactos causados na instituição escolar
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho versa sobre os impactos causados pela inclusão das tecnologias, em especial, a informática, em uma instituição escolar. Este trabalho de conclusão de curso apresenta as experiências da pesquisadora, vivenciadas desde a prática docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual até sua entrada no curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura – Modalidade a Distância, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A seguir, serão apresentadas as mod ...
O presente trabalho versa sobre os impactos causados pela inclusão das tecnologias, em especial, a informática, em uma instituição escolar. Este trabalho de conclusão de curso apresenta as experiências da pesquisadora, vivenciadas desde a prática docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual até sua entrada no curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura – Modalidade a Distância, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A seguir, serão apresentadas as modificações que ocorreram devidas às aprendizagens que a mesma teve e que influenciaram o contexto escolar. Para tanto, os conhecimentos adquiridos, principalmente no que tange ao uso das tecnologias, foram aos poucos sendo incorporados às práticas em sala de aula de forma a repercutir na dinâmica do planejamento e do desenvolvimento das aprendizagens de alunos, professores e administradores. Isso tudo ampliou não apenas as possibilidades educacionais, mas também refletiu na vida dos envolvidos fora do ambiente escolar. Dessa forma, a pesquisa demonstra que com formação, prática, atos, reflexões é possível trabalhar resistências, modificar situações, criando espaços para que o novo tenha lugar, onde haja uma aprendizagem democrática e respeito ao outro, como diferente, podendo gerar, desta forma, transformações inclusive, em nível macro. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1396)
Este item está licenciado na Creative Commons License