Habilidades desenvolvidas através dos “exercícios de vida prática” na Escola Montessoriana
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2010Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho é resultado de uma investigação realizada no estágio curricular em escola Montessoriana com a turma que chamaremos de Agrupada II. Essa turma é formada por crianças de três anos de idade, nove meninos e quatro meninas. A pesquisa foi realizada com seis alunos, escolhidos de forma aleatória. A médica e pedagoga, Maria Montessori, propunha mudanças radicais com sua metodologia, uma oposição aos métodos tradicionais que não respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos ...
O presente trabalho é resultado de uma investigação realizada no estágio curricular em escola Montessoriana com a turma que chamaremos de Agrupada II. Essa turma é formada por crianças de três anos de idade, nove meninos e quatro meninas. A pesquisa foi realizada com seis alunos, escolhidos de forma aleatória. A médica e pedagoga, Maria Montessori, propunha mudanças radicais com sua metodologia, uma oposição aos métodos tradicionais que não respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança nos seus primeiros anos de vida. Os alunos envolvidos na observação encontravam-se no período essencialmente sensorial. Nesse a criança realiza sua própria construção através da exploração e da absorção do ambiente que a circunda. A metodologia Montessoriana objetiva desenvolver todas as habilidades como: motricidade, criatividade, autonomia, disciplina, consciência, cooperação e responsabilidade. Como parte do método, as crianças têm a preparação indireta da mão à escrita através de atividades diárias de movimentos intencionais em exercícios como: encaixes de sólidos e planos, educação do sentido tátil e os exercícios de “Vida Prática”. Esses exercícios têm função formativa na coordenação dos movimentos e ajuda a desenvolver a unidade de pensamento, desejo e ação. O material utilizado nos exercícios de “Vida prática” expressa uma atividade do ambiente real, como exemplo versar sólidos e líquidos. Além do objetivo indireto, esses exercícios têm como meta a conquista da maturidade psicomotora. A criança é livre para escolher a atividade e realizá-la no tempo determinado pela sua necessidade interior. De certa forma a criança vai conquistando o domínio de seus movimentos, a preparação da mão, a maleabilidade de pulso como exercício preparatório para o aprendizado da escrita. A criança de três anos já inicia como um jogo a análise dos sons que compõe as palavras (análise fonética oral). Com um toque das letras de lixa, continua esta análise, através de símbolos significativos (letras do alfabetário). Tal exercício estimula a análise mental das palavras para distinguir os sons que correspondem ao símbolo alfabético. Para Montessori (1975) foi isto que conduziu as crianças bem pequenas à conquista da “escrita espontânea” advinda de “modo explosivo”, revelando o seu mundo interior e não apenas a cópia comum de uma cartilha. Neste contexto evidenciaram-se descobertas e conquistas da escrita espontânea do símbolo gráfico de modo individual. É preciso considerar que cada aprendiz tem um ritmo próprio que deve ser rigorosamente respeitado. Também ficou demonstrado que a ordem, a disciplina e o silêncio constituem para a criança necessidades e manifestações vitais para a aprendizagem. Por isso, na educação Montessoriana a lição do silêncio através da aula de linha tem grande valor educativo. Esta aula favorece a aquisição de conhecimento, o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, a disciplina e interação sócia afetiva. Portanto, a investigação realizada permitiu verificar como ocorrem certas aprendizagens no ambiente estruturado que Maria Montessori propõe, onde a criança tem a oportunidade de viver a multiplicidade dos estímulos para aprender com prazer. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
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