A importância da leitura no cotidiano escolar
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Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como tema a influência da leitura de diferentes gêneros literários na melhoria da aprendizagem em alunos de séries iniciais, do Ensino Fundamental, cuja ênfase permeia principalmente a necessidade urgente de incentivar o educando a fazer uso da leitura de forma prazerosa e significativa, ler por prazer de ler, já que esta provoca a necessidade da compreensão e da interação com a sociedade e o mundo, enriquece idéias e experiências intelectuais, provocando o “eu” de cada um. O ...
Este trabalho tem como tema a influência da leitura de diferentes gêneros literários na melhoria da aprendizagem em alunos de séries iniciais, do Ensino Fundamental, cuja ênfase permeia principalmente a necessidade urgente de incentivar o educando a fazer uso da leitura de forma prazerosa e significativa, ler por prazer de ler, já que esta provoca a necessidade da compreensão e da interação com a sociedade e o mundo, enriquece idéias e experiências intelectuais, provocando o “eu” de cada um. O motivo pelo qual enfoquei esta temática foi a descoberta através da pesquisa e observação de como os alunos da quarta série de uma escola da rede pública de Ensino apresentam dificuldades de relacionamento com o mundo da leitura. Aprender a ler não pressupõe só decifrar o código escrito, mas interpretar e compreender os textos de diferentes gêneros. Apresento relatos e reflexões da minha experiência como professora de séries iniciais, ressaltando atividades realizadas durante o estágio curricular, com esta turma em estudo. O aluno precisa ser incentivado, através de atividade questionadora, que favoreça a leitura como processo mental, oferecendo exercícios de interpretação e discussão sobre o que foi lido. (diálogo). O trabalho com leitura possibilita os alunos a compartilhar saberes, tornando-os críticos, criativos e polêmicos, desencadeando assim o ensino aprendizagem, favorecendo a sociabilidade, o espírito cooperativo, elevando a auto estima , ampliando assim seus conhecimentos. Os resultados alcançados evidenciam o crescimento dos alunos no domínio de formas lingüísticas, necessárias a uma boa leitura, escrita e construção de texto. Este trabalho enfatiza a importância da leitura e da escrita na aprendizagem de uma turma de quarta série de uma escola da rede pública, com a qual desempenho atividades. Num segundo momento retrata a leitura, a escrita e o letramento na rede pública de Ensino e a interdisciplinaridade como desafio na leitura e na escrita. Por fim, busca resgatar a importância da família no processo educativo. O referencial teórico refere-se a um conhecimento sobre a importância da leitura, abordando o processo histórico da escrita e da leitura. O mesmo está sendo subsidiado por autores que abordam questões sobre leitura, como Ângela Kleiman, Ana Teberosky, Luis Carlos Cagliari, Emília Ferreiro e Paulo Freire, alem do trabalho desenvolvido durante o estágio curricular com uma quarta série, cujas evidências podem ser vistas nos anexos, os quais foram retirados dos registros do estágio e no blog http://peadportfolio164305.blogspot.com ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1399)
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