A Ação mediadora do professor no processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual
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Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho apresenta o relato e a análise de experiência que teve como base o estágio curricular desenvolvido com nove alunos com deficiência intelectual. O objetivo principal foi analisar a ação mediadora do professor no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual, buscando apoio teórico na teoria Sociointeracionista de Lev Semyonovitch Vygotsky. O estudo teve cunho qualitativo e configurou-se em uma pesquisa participante, focada na interação pesquisador/pesquisados e, p ...
Este trabalho apresenta o relato e a análise de experiência que teve como base o estágio curricular desenvolvido com nove alunos com deficiência intelectual. O objetivo principal foi analisar a ação mediadora do professor no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual, buscando apoio teórico na teoria Sociointeracionista de Lev Semyonovitch Vygotsky. O estudo teve cunho qualitativo e configurou-se em uma pesquisa participante, focada na interação pesquisador/pesquisados e, principalmente, sobre os resultados desta interação. Teve como instrumentos de pesquisa a observação participante e o diário de campo. Para o embasamento teórico destaquei quatro conceitos importantes. O primeiro conceito abordou o desenvolvimento intelectual na visão de Vygotsky. Para ele, uma criança com uma deficiência supera seus problemas com um universo de novas e ilimitadas formas de desenvolvimento, sendo capaz de desenvolver novos processos de apropriação, que para cada criança são únicos e especiais. O segundo conceito descreve a Zona de Desenvolvimento Proximal, onde o professor deve atuar para ajudar o aluno a avançar em seu desenvolvimento. Conhecendo o que o aluno já consolidou em termos de conceitos e aprendizagens, poderá fazer intervenções apropriadas. Aquilo que o aluno consegue fazer hoje somente com ajuda de um adulto ou de um colega mais experiente (nível de desenvolvimento potencial), se for estimulado em sua zona de desenvolvimento proximal, no qual é a transição entre os dois níveis, poderá ser capaz de fazer posteriormente de forma independente, avançando então para o nível de desenvolvimento real. O terceiro conceito tratou das interações sociais para a aprendizagem. Para Vygotsky, a compreensão do mundo e o processo de aprendizagem se dão nas relações estabelecidas com o outro e com o objeto em estudo. Sem essa interação, dificilmente haverá aprendizagem. O quarto conceito abordou a ação mediadora do professor. Baseado na teoria sociointeracionista, o professor é aquele que irá planejar e mediar ações pedagógicas para que seu aluno tenha condições de avançar em seu processo de aprendizagem. Para que isso aconteça, é necessário o uso de instrumentos e signos. Foi possível verificar, durante a prática do estágio, que a ação mediadora do professor possui a capacidade de interferir no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Os alunos da análise inicialmente se apresentavam com uma tendência à apatia, pouco estimulados e quase nunca tomavam iniciativa nas atividades. Mas através de minha atuação provocativa, consegui visualizar em um curto período de tempo algumas mudanças em seus comportamentos. Ao final do estágio curricular, já os percebia mais ativos, mais participativos e autônomos. O papel do professor como mediador assume uma posição importante dentro da escola, percebendo onde mediar, ajudando os alunos a se desenvolverem de forma plena. Além disso, ele precisa também entender que as relações estabelecidas no meio social são de fundamental importância para que a significações das coisas e do mundo se tornem evidentes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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