Construindo um novo paradigma para a aprendizagem através da utilização do jogo do bingo como recurso didático em matemática nas séries iniciais
dc.contributor.advisor | Gil, Natália de Lacerda | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Ana Beatriz Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-03-22T01:20:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/37719 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa aqui apresentada objetivou analisar a importância do jogo de bingo como auxiliar no ensino dos cálculos de subtração e na aprendizagem de conteúdos atitudinais. Pretendíamos verificar se a turma do primeiro ano, com crianças na faixa etária de 6 a 7 anos, desenvolveria o senso de cooperação ao jogar; observar e analisar as contribuições do jogo para o desenvolvimento cognitivo das crianças, bem como a capacidade delas em dominar e controlar seus comportamentos diante de regras impostas por essa ludicidade. Ao mesmo tempo, precisávamos integrar a pesquisa a algo desenvolvido durante o estágio supervisionado. O Meio Ambiente foi um projeto que empenhou esforços de alunos, pais e professora trazendo conhecimento e aprendizagens desses segmentos da comunidade escolar. Optamos por confeccionar o material que iríamos utilizar; as cartelas foram elaboradas no verso de folhas de ofício já aproveitadas, evitando dessa maneira o desperdício de papéis e os marcadores foram pedrinhas recolhidas no pátio da escola. O jogo de bingo foi realizado em grupos, previamente separados pela professora, com o intuito da integração de alunos introvertidos, com dificuldades em realizar cálculos de subtração, concomitantemente, oportunizando aos mesmos a possiilidade de socializarem-se, trocarem ideias e demonstrarem seus conhecimentos muitas vezes minimizados por aqueles mais extrovertidos dentro da sala de aula. Também pensamos naquelas crianças que são unidas por laços de amizade, a oportunidade em reunirem-se com outros colegas e aprenderem a conviver com pensamentos e comportamentos diferentes dos habituais colaboravam para o desenvolvimento pessoal e social dos componentes do grupo. As regras foram elencadas oralmente aos grupos. Essa atividade lúdica foi realizada e analisada durante cinco dias. Os diálogos, as dúvidas, as trocas de conhecimentos, a ajuda mútua, o respeito ou não às regras estabelecidas, a interação e a solidariedade entre as crianças – instrumentos indispensáveis para o processo de aprendizagem dos alunos – foram descritos nesse trabalho. Buscamos em Jean Piaget, Lev Vygotski e Constance Kamii o suporte teórico para a reflexão nessa pesquisa. A experiência deles continua contribuindo para a contextualização e o aperfeiçoamento da prática docente. Através dessa pesquisa, foi possível observar que o jogo de bingo é uma atividade bem aceita pelas crianças. Ao mesmo tempo que diverte, faz com que elas troquem ideias, conhecimentos e adquiram novos saberes. Possibilita também às crianças uma socialização sadia (a vivência de alegrias, vitórias, perdas e frustrações) a qual, por sua vez, irá contribuir para a formação social e pessoal dos discentes. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Socialização | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Séries iniciais | pt_BR |
dc.subject | Jogos pedagógicos | pt_BR |
dc.title | Construindo um novo paradigma para a aprendizagem através da utilização do jogo do bingo como recurso didático em matemática nas séries iniciais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000821819 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)