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dc.contributor.advisorGil, Natália de Lacerdapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Ana Beatriz Limapt_BR
dc.date.accessioned2012-03-22T01:20:44Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37719pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa aqui apresentada objetivou analisar a importância do jogo de bingo como auxiliar no ensino dos cálculos de subtração e na aprendizagem de conteúdos atitudinais. Pretendíamos verificar se a turma do primeiro ano, com crianças na faixa etária de 6 a 7 anos, desenvolveria o senso de cooperação ao jogar; observar e analisar as contribuições do jogo para o desenvolvimento cognitivo das crianças, bem como a capacidade delas em dominar e controlar seus comportamentos diante de regras impostas por essa ludicidade. Ao mesmo tempo, precisávamos integrar a pesquisa a algo desenvolvido durante o estágio supervisionado. O Meio Ambiente foi um projeto que empenhou esforços de alunos, pais e professora trazendo conhecimento e aprendizagens desses segmentos da comunidade escolar. Optamos por confeccionar o material que iríamos utilizar; as cartelas foram elaboradas no verso de folhas de ofício já aproveitadas, evitando dessa maneira o desperdício de papéis e os marcadores foram pedrinhas recolhidas no pátio da escola. O jogo de bingo foi realizado em grupos, previamente separados pela professora, com o intuito da integração de alunos introvertidos, com dificuldades em realizar cálculos de subtração, concomitantemente, oportunizando aos mesmos a possiilidade de socializarem-se, trocarem ideias e demonstrarem seus conhecimentos muitas vezes minimizados por aqueles mais extrovertidos dentro da sala de aula. Também pensamos naquelas crianças que são unidas por laços de amizade, a oportunidade em reunirem-se com outros colegas e aprenderem a conviver com pensamentos e comportamentos diferentes dos habituais colaboravam para o desenvolvimento pessoal e social dos componentes do grupo. As regras foram elencadas oralmente aos grupos. Essa atividade lúdica foi realizada e analisada durante cinco dias. Os diálogos, as dúvidas, as trocas de conhecimentos, a ajuda mútua, o respeito ou não às regras estabelecidas, a interação e a solidariedade entre as crianças – instrumentos indispensáveis para o processo de aprendizagem dos alunos – foram descritos nesse trabalho. Buscamos em Jean Piaget, Lev Vygotski e Constance Kamii o suporte teórico para a reflexão nessa pesquisa. A experiência deles continua contribuindo para a contextualização e o aperfeiçoamento da prática docente. Através dessa pesquisa, foi possível observar que o jogo de bingo é uma atividade bem aceita pelas crianças. Ao mesmo tempo que diverte, faz com que elas troquem ideias, conhecimentos e adquiram novos saberes. Possibilita também às crianças uma socialização sadia (a vivência de alegrias, vitórias, perdas e frustrações) a qual, por sua vez, irá contribuir para a formação social e pessoal dos discentes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.titleConstruindo um novo paradigma para a aprendizagem através da utilização do jogo do bingo como recurso didático em matemática nas séries iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000821819pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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