A Afetividade nas práticas pedagógicas
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Date
2010Author
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Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho, desenvolvido como conclusão do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem por objetivo apresentar os estudos realizados sobre a afetividade nas práticas pedagógicas construídas através das relações professor-aluno, aluno-aluno e aluno-objeto de aprendizagem. A questão central da investigação é: “Como as relações afetivas contribuem ou dificultam no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental”. Reflete-se a ...
O presente trabalho, desenvolvido como conclusão do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem por objetivo apresentar os estudos realizados sobre a afetividade nas práticas pedagógicas construídas através das relações professor-aluno, aluno-aluno e aluno-objeto de aprendizagem. A questão central da investigação é: “Como as relações afetivas contribuem ou dificultam no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental”. Reflete-se a temática a partir da experiência vivida na prática do estágio curricular com uma turma do 4º ano do ensino fundamental da rede pública, com embasamento teórico fundamentado especialmente nos trabalhos de Alícia Fernández e Paulo Freire. Sendo o afeto fundamental para a vida, em todas as suas fases e de todas as formas, os estudos destacam a importância dos vínculos afetivos no processo de ensino-aprendizagem e do papel do professor em manter-se atento para os vários aspectos de afeto estabelecido em sala de aula. Defende-se a afetividade como motor da aprendizagem, na medida em que considera a criança na interação com os colegas, com o professor e com os objetos de sua aprendizagem. Assim busquei compreender melhor sobre este sentimento e suas contribuições no processo de ensino. Portanto, passo a considerar que a afetividade é imprescindível no momento da aprendizagem, servindo para o desenvolvimento e evolução do aluno de forma global, onde o professor, sensível a este aspecto, propiciará a construção de conhecimentos por meio de uma atuação mais comprometida, ativa, criativa e crítica, preocupando-se constantemente em aproximar-se de seus alunos, conhecendo-os e proporcionando aos mesmos, tarefas de acordo com suas necessidades individuais, ajudando-os mutuamente a sentirem-se valorizados e importantes. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
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