Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorMenger, Elaine Maria Chavespt_BR
dc.date.accessioned2012-03-22T01:20:44Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37717pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, desenvolvido como conclusão do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem por objetivo apresentar os estudos realizados sobre a afetividade nas práticas pedagógicas construídas através das relações professor-aluno, aluno-aluno e aluno-objeto de aprendizagem. A questão central da investigação é: “Como as relações afetivas contribuem ou dificultam no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental”. Reflete-se a temática a partir da experiência vivida na prática do estágio curricular com uma turma do 4º ano do ensino fundamental da rede pública, com embasamento teórico fundamentado especialmente nos trabalhos de Alícia Fernández e Paulo Freire. Sendo o afeto fundamental para a vida, em todas as suas fases e de todas as formas, os estudos destacam a importância dos vínculos afetivos no processo de ensino-aprendizagem e do papel do professor em manter-se atento para os vários aspectos de afeto estabelecido em sala de aula. Defende-se a afetividade como motor da aprendizagem, na medida em que considera a criança na interação com os colegas, com o professor e com os objetos de sua aprendizagem. Assim busquei compreender melhor sobre este sentimento e suas contribuições no processo de ensino. Portanto, passo a considerar que a afetividade é imprescindível no momento da aprendizagem, servindo para o desenvolvimento e evolução do aluno de forma global, onde o professor, sensível a este aspecto, propiciará a construção de conhecimentos por meio de uma atuação mais comprometida, ativa, criativa e crítica, preocupando-se constantemente em aproximar-se de seus alunos, conhecendo-os e proporcionando aos mesmos, tarefas de acordo com suas necessidades individuais, ajudando-os mutuamente a sentirem-se valorizados e importantes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectRelação aluno-colegapt_BR
dc.titleA Afetividade nas práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000821712pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localTrês Cachoeiras, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples