Experiência docente envolvendo a ludicidade na educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do lúdico na educação infantil, assim como a experiência docente envolvendo a ludicidade e avançando como eixo estruturante central da aprendizagem, visando o desenvolvimento integral da criança em uma escola municipal de educação infantil no município de Itati. As atividades lúdicas e a contribuição desta na educação infantil, integrada nas diferentes áreas de conhecimento, tomam uma dimensão importantíssima e de grande valia para apre ...
Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do lúdico na educação infantil, assim como a experiência docente envolvendo a ludicidade e avançando como eixo estruturante central da aprendizagem, visando o desenvolvimento integral da criança em uma escola municipal de educação infantil no município de Itati. As atividades lúdicas e a contribuição desta na educação infantil, integrada nas diferentes áreas de conhecimento, tomam uma dimensão importantíssima e de grande valia para aprendizagem. Considerar o brincar como eixo fundamental do trabalho, significa compreender que através dele a criança estabelece vínculos entre o imaginário e o real. É através do brincar que ela reconstrói o mundo adulto de forma que seja capaz de ressignificá-lo. Tendo a possibilidade de trabalhar com a imaginação, a sua própria realidade é reconstruída pela fantasia ao mesmo tempo em que a fantasia constrói a realidade. A partir de análises e leituras aos referenciais teóricos de Freire, Piaget, Vygotsky, Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, observações na rotina diária dos alunos de três a cinco anos na Escola Municipal de Educação Infantil Eloy Brusch, também a realização da prática de estágio docente, foi possível observar e refletir como se trabalha o processo lúdico na escola, assim como a possibilidade de inseri-los em todos os projetos construídos, para que dessa forma se efetive a aprendizagem, na qual a criança tenha a possibilidade de elaborar papéis e ao mesmo tempo exteriorizar o que pensa e vivencia. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License