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dc.contributor.advisorGehlen, Ivaldopt_BR
dc.contributor.authorOrsolin, Juarezpt_BR
dc.date.accessioned2012-03-06T01:19:33Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37333pt_BR
dc.description.abstractA gestão da comercialização é considerada determinante para a competitividade das agroindústrias familiares. Sua eficácia é resultante do desempenho dos diversos elos da cadeia. Analisar o processo de gestão da comercialização na cadeia agroindustrial familiar do açúcar mascavo e os reflexos na sua viabilização é o objeto deste estudo. As análises se orientam pelos conceitos de cadeia de produção agroindustrial, qualidade, comercialização e competitividade, e se sustentam empiricamente nas experiências de duas agroindústrias, cujas informações foram obtidas através de entrevistas semi-estruturadas com integrantes da cadeia, analisadas pelo método de análise de conteúdo, através de observação participante e literatura. Os eixos privilegiados para análise foram a qualidade objetiva e subjetiva do produto, a qualificação profissional dos envolvidos na produção e comercialização, e a infraestrutura de comercialização disponível. Conclui-se que, dentre os principais fatores facilitadores e/ou dificultadores, a cadeia familiar de açúcar mascavo apresenta instabilidade quanto à qualidade do produto (padronização, registro, embalagem, etc.); a falta de qualificação profissional nos segmentos, e especialmente no conhecimento de mercado, inviabiliza a eficiência competitiva; e a infraestrutura de comercialização (transporte, estocagem, comunicação, pontos de venda, etc.) não está articulada entre si e nem com o mercado, operando-se de forma ainda tradicional. O atendimento a essas demandas, no que se refere à gestão da comercialização, constitui condição para viabilizar a cadeia familiar do açúcar mascavo na região estudada.pt_BR
dc.description.abstractMarketing policy is considered critical for competitiveness of the family agribusiness. Its efficiency is a result of the performance of several chain links. The aim of this study is to analyze the marketing policy process of the family agribusiness on the industrial chain of brown sugar and the reflection on its practicability. The analyses were supported by the concepts of agribusiness production chain, quality, marketing, and competitiveness, and empirically live on the experiences of two firms, whose information was obtained by mean:, of unstructured interviews with some components of the chain. They were examined through contents analysis, participant observation, and bibliography. Objective and subjective quality of the product and qualification of workers involved in the production and marketing processes, as well as available infrastructure of marketing are the guide spindles for analysis. It follows that, among the main constrains and/or enhancers, the family agribusiness on the industrial chain of brown sugar is not stable when it comes to product quality (standards, records, packaging, etc); the lack of professional qualification in the segments, especially concerning market knowledge, makes competitive efficiency impossible; infrastructure of marketing (transportation, storage, communication, points of purchase, etc.) is not intra-linked or linked with the market, and firms still work traditionally. Attention at those matters in the interest of marketing policies amounts to a condition for the practicability of a family industrial chain of brown sugar in the studied region.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAgribusiness production chainen
dc.subjectAgroindústriapt_BR
dc.subjectFamily agribusinessen
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectMarketingen
dc.subjectQualityen
dc.subjectComércio agrícolapt_BR
dc.subjectCadeia produtivapt_BR
dc.subjectCompetitivenessen
dc.subjectAçúcar mascavopt_BR
dc.titleGestão da comercialização na cadeia agroindustrial familiar do açúcar mascavopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coDewes, Homeropt_BR
dc.identifier.nrb000376439pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos e Pesquisas em Agronegóciospt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Agronegóciospt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2002pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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