O Teatro como protagonista na ressocialização de jovens em conflito com a lei
Visualizar/abrir
Data
2011Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho busca investigar, analisar e pensar o ensino de teatro dentro de uma Fundação de Atendimento Socioeducativo para menores em conflito com a lei (FASE/RS) no município de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul e sua implicação no processo de ressocialização de adolescentes cumpridores de medidas socioeducativas. Para tanto, servem como suporte para análise, registros e observações de oficinas de teatro ministradas dentro da Instituição no período de 2008/2010, assim como discussõ ...
Este trabalho busca investigar, analisar e pensar o ensino de teatro dentro de uma Fundação de Atendimento Socioeducativo para menores em conflito com a lei (FASE/RS) no município de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul e sua implicação no processo de ressocialização de adolescentes cumpridores de medidas socioeducativas. Para tanto, servem como suporte para análise, registros e observações de oficinas de teatro ministradas dentro da Instituição no período de 2008/2010, assim como discussões de concepções de sociedade, educação e sujeitos a partir do pensamento de autores como Zygmunt Bauman, Erwin Piscator, Bertold Brecht, Paulo Freire e Augusto Boal. Este trabalho não tem como intuito delimitar práticas ou ações definidoras da transformação de uma realidade, mas de analisar o teatro sob um prisma social, seu papel socializador enquanto manifestação artística, e sua inserção em um contexto de vulnerabilidade. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License