Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Diogo Onofre Gomes dept_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Maria do Rocio Fontourapt_BR
dc.date.accessioned2012-02-01T01:20:04Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37041pt_BR
dc.description.abstractEsta Tese de Doutorado tem com tema principal o estudo das redes de conhecimento no campo científico, também entendidas como redes sociais, em suas relações internas e no tocante ao uso de fontes de informação. A metodologia de pesquisa se caracterizou sob a perspectiva cognitivista, descritiva, exploratória e qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo, baseada na amostragem não probabilística por conveniência com três turmas de alunos. Foram utilizadas matrizes, sociogramas e gráficos de mensuração das propriedades de centralidade e densidade das turmas, além da descrição e compreensão das redes de conhecimento. A metodologia específica foi a de Análise de Redes Sociais (ARS), que possibilitou a análise e avaliação das redes de conhecimento e as fontes de informação. Inicialmente, apresenta um olhar histórico com a finalidade de mostrar a emergência do estudo das redes de conhecimentos nas diferentes áreas do conhecimento e, por conseqüência, no âmbito das ciências. Faz um levantamento teórico acerca do conceito de redes, das redes sociais, das redes de conhecimento, do campo científico na perspectiva de Bourdieu, das fontes de informação e da educação em ciências. A sociedade atual caracteriza-se por ser uma sociedade conectada, uma sociedade em rede, e neste cenário, as iniciativas de entender como essas redes funcionam, como seus fluxos atuam e como as pessoas podem delas se aproveitar para compartilhar e, mesmo construir conhecimento, são mais do que necessárias. Conclui que ainda há um longo caminho a ser trilhado na busca de conhecer melhor como se comportam as redes de conhecimento em ciências e como os processos educativos se inserem para melhor entendê-las e capitalizar seus recursos em prol de uma melhoria do ensino em ciências.pt_BR
dc.description.abstractThis PhD Thesis is the main theme in the study of knowledge networks in science, also understood as social networks, and in its internal relations regarding the use of information sources. The research methodology was characterized in the cognitive perspective, descriptive, exploratory and qualitative, through a field research based on non-probability convenience sample of three classes of students. Matrices were used, graphics and sociograms for measuring the properties of centrality and density classes, beyond description and understanding of knowledge networks. The specific methodology was the Social Network Analysis (ARS), which allowed the analysis and evaluation of knowledge networks and information sources. Initially, it presents a historical perspective in order to show the emergence of the study of knowledge networks in different areas of knowledge and, consequently, in the context of science.This study does a survey on the theoretical concept of networks, social networks, networks of knowledge, the scientific field in Bourdieu's perspective, the sources of information and science education. Contemporary society is characterized by being a connected society, a network society, and in this scene, the initiatives to understand how these networks work, how their work flows and how people can take advantage of them to share and even build knowledge, are more than necessary. Finally, it concludes that there is still a long way to go in search of better understanding how they behave knowledge networks in science and how educational processes are embedded to better understand them and capitalize on its resources towards a better education in science.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectKnowledge networksen
dc.subjectRedes de conhecimentopt_BR
dc.subjectCompartilhamento do conhecimentopt_BR
dc.subjectKnowledge sharingen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience educationen
dc.subjectFontes de informaçãopt_BR
dc.subjectSocial networks analysisen
dc.subjectAnálise de redes sociaispt_BR
dc.titleRedes de conhecimento em ciências e o compartilhamento do conhecimentopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000819638pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples