Análise das premissivas teóricas de Feuerstein e as propriedades de seu programa - PEI - como proposta de reabilitação e intervenção neuropsicológica nas dificuldades de aprendizagem
dc.contributor.advisor | Reppold, Caroline Tozzi | pt_BR |
dc.contributor.author | Rigon, Daniela Garcia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-01-28T01:19:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/37001 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os programas de reabilitação se tecem através de diversas teorias e métodos provenientes de diferentes vertentes filosóficas, sociais e científicas. Um programa de reabilitação neuropsicológica propõe habilitar o indivíduo acometido de alguma lesão cerebral ou não que apresenta dificuldades de aprendizagem, cognitivas ou comportamentais. Assim propõe-se esta analise como possibilidade de uma prática/técnica neuropsicológica que auxilie na evolução dos indivíduos, utilizando materiais livres de conteúdos específicos, que trabalham o indivíduo e as suas dificuldades de maneira global. Em específico, este trabalho visa a refletir sobre o programa de intervenção do Prof. Reuven Feuerstein com a proposta de educação cognitiva-EAM-Experiência da Aprendizagem Mediada e o PEI- Programa de Enriquecimento Instrumental, que podem compor um plano de reabilitação com pessoas que apresentam dificuldades de aprendizagem adquiridas ou não. Serão apresentados os instrumentos e seus objetivos, que buscam promover a excelência cognitiva através da metacognição. Neste programa, o indivíduo é exposto a exigências gradativas de aquisição de conceitos e desempenho cognitivo, nas quais o foco principal é a conscientização do processo pelo qual se desenvolveu o raciocínio de resolução dos problemas. Podem ser aplicados em crianças a partir de nove anos, adultos e longevos, mesmo apresentando dificuldades motoras, pois o que está sendo desenvolvido são as capacidades mentais do sujeito. De acordo com o apresentado nesse trabalho, pode-se concluir que o programa PEI é uma estratégia inovadora e eficaz de tratamento de questões neuropsicológicas avaliadas em programas e testagens específicos de memória, linguagem, atenção e funções executivas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Intervenção | pt_BR |
dc.subject | Reabilitação | pt_BR |
dc.subject | Neuropsicologia | pt_BR |
dc.title | Análise das premissivas teóricas de Feuerstein e as propriedades de seu programa - PEI - como proposta de reabilitação e intervenção neuropsicológica nas dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000788260 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Neuropsicologia | pt_BR |
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Humanities (1951)